O tratamento da gripe

Como tratar a gripe

Hugo Silva
Por Hugo Silva. Atualizado: 4 janeiro 2018
Como tratar a gripe

A gripe é uma doença muito contagiosa que afeta as vias respiratórias e é causada pelas estirpes do vírus influenza. Apesar de em geral a gripe não ser uma doença muito grave, algumas das suas estirpes podem ser muito agressivas e levar, embora em casos raros, à morte. Os idosos, as crianças e as pessoas com doenças crônicas são frequentemente as mais afetadas e o principal grupo de risco para esta doença. Apesar de a gripe poder ser prevenida com recurso à vacinação, a infecção por esta doença acaba por afetar milhões de pessoas em todo o Mundo a cada ano. Saber como tratar a gripe é assim fundamental, impedindo a exacerbação dos sintomas e o contágio a outras pessoas.

Também lhe pode interessar: Diferença entre gripe e resfriado

Passos a seguir:

1

Repouso: Para tratar a gripe nada melhor que repousar e permitir que o seu corpo recupere. O descanso ajuda o seu sistema imunitário a combater a infeção e a eliminar o vírus do seu organismo.

 

 

2

Hidratação: Beber muita água não só ajuda a manter a hidratação, como ajuda a baixar a febre e a evitar a tosse. É normal que a gripe lhe tire o apetite e a sede, mas manter a hidratação é fundamental para a recuperação.

3

Tratamento anti-inflamatório: O tratamento anti-inflamatório ajuda a aliviar sintomas como a garganta inchada e a febre. No caso de ter o nariz entupido, o uso de um descongestionante nasal pode estar também indicado para facilitar a respiração.

4

Banhos Quentes: Os banhos quentes ajudam o seu corpo a relaxar e aliviam as dores corporais características da gripe. Por outro lado, o vapor libertado ajuda a descongestionar as vias respiratórias e facilita a respiração.

5

Tratamento antiviral: No caso de grupos de risco ou para prevenir o contágio aquando do contato com pessoas infetadas, pode recorrer-se a medicamentos antivirais que ajudam a melhorar os sintomas e a reduzir o tempo de recuperação. O tratamento antiviral é mais eficaz quando administrado nas primeiras 48 horas após o aparecimento dos sintomas. A gripe é causada pelo vírus influenza pelo que a administração de antibióticos não traz quaisquer benefícios.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a gripe, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • A vacina da gripe pode estar indicada no caso de grupos de risco como crianças, idosos, grávidas ou pessoas com o sistema imunitário comprometido pelo que se recomenda que consulte o seu médico caso pertença a algum destes grupos.
  • A gripe pode levar a outras complicações por enfraquecer o sistema imunitário e tornar mais fácil a infecção por outras doenças. A pneumonia é uma das complicações da gripe, que deve ser evitada a todo o custo.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
elisabete
Meu filho tem 7anos ta sempre gripado ta sempre no medico toma as medicacoes depois volta tudo de novo me ajudae
Gabriel
vacina ele
Como tratar a gripe