Como tratar a hipotensão arterial

Como tratar a hipotensão arterial

Aquelas pessoas cujos valores de pressão arterial se situam abaixo da média considerada normal podem estar sofrendo de hipotensão arterial. E embora por vezes as quedas de tensão ocorram como um fato esporádico ao qual não damos importância, quando o ritmo cardíaco tem uma intensidade menor que a habitual, é importante tomar medidas. Por isso, neste artigo de umComo queremos explicar para você como tratar a hipotensão arterial.

Passos a seguir:
1

A hipotensão arterial ocorre quando os níveis de tensão ou pressão arterial estão abaixo dos valores considerados normais, ou seja, menores que 100/60 mmHg (ou 10/6 mm). Quando isto ocorre, as batidas do coração são insuficientes para bombear sangue até ao resto das partes do corpo como o cérebro ou o coração.

Muitas vezes, a queda de tensão é uma coisa pontual que pode afetar todas as pessoas saudáveis e normalmente por causas como:

  • Mudar de posição de forma repentina, como ao nos levantarmos da cama.
  • Calor excessivo.
  • Desidratação.
  • Medicamentos.
  • ...

Desta forma, trata-se de uma diminuição da tensão de forma esporádica e isolada, sendo que não será necessário preocupar-se por isso nem iniciar nenhum tratamento médico. No entanto, quando os valores arteriais se encontrarem com frequência abaixo da média é quando deveremos tomar medidas.

2

Embora em alguns casos as quedas de pressão ocorram de forma totalmente assintomática, é importante referir que entre os sintomas mais comuns da hipotensão arterial podem ocorrer:

  • Tonturas;
  • Desmaios;
  • Fraqueza;
  • Dor de cabeça;
  • Visão borrada.

Recomendamos que consulte o nosso artigo sobre quais são os sintomas da tensão baixa para obter mais informações a este respeito.

3

Do mesmo modo, existem diferentes tipos de hipotensão arterial dependendo de quais sejam as causas da queda da tensão arterial:

  • Hipotensão ortostática: quando a queda da tensão arterial ocorre ao se levantar depois de estar deitado ou ao fazer uma mudança repentina de posição.
  • Hipotensão ortostática pós-prandial: é aquela que ocorre logo após as refeições, visto que o fluxo sanguíneo se concentra mais no sistema digestivo.
  • Hipotensão neuralmente mediana: ocorre em pessoas que tenham passado muito tempo de pé, especialmente em jovens, por uma falta de comunicação entre o cérebro e o coração.
  • Choque hipotensivo: é uma situação de emergência durante a qual os órgãos vitais não recebem sangue nem oxigênio.
4

Posto isto, será importante que o tratamento da hipotensão seja adaptado à causa que a provocou, de maneira que se deverão evitar os desencadeadores das quedas de tensão e tentar subir a pressão arterial.

Nos casos da hipotensão arterial crônica, é bastante provável que seja necessário um tratamento farmacológico que ajude a regular os valores, de maneira que será o médico quem se encarregará de receitar os medicamentos mais apropriados para isso.

Da mesma forma, será apropriado para qualquer pessoa com esta condição saber como se alimentar se tem tensão baixa para incorporar na dieta habitual alimentos que ajudem a aumentá-la.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a hipotensão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.