menu
Partilhar

Como tratar a infertilidade masculina

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a infertilidade masculina

Se está tendo problemas para engravidar a sua parceira, é importante que analise a qualidade dos seus espermatozoides para determinar se é uma pessoa estéril. Para isso, terá que ir a um urologista ou a um especialista que lhe faça um exame detalhado do seu sêmen para determinar aspetos como o movimento, a quantidade e a força do esperma. Neste artigo de umComo vamos lhe contar como tratar a infertilidade masculina para que descubra os tratamentos médicos e os complementos naturais que podem reavivar o seu sistema reprodutivo.

Também lhe pode interessar: Como saber se sou fértil - homem e mulher
Passos a seguir:
1

Um dos motivos mais frequentes de um homem ser estéril encontra-se no fato da qualidade do seu esperma não ser a necessária para poder fecundar o óvulo. Em linhas gerais, um homem é estéril quando o seu esperma se encontra nestas situações:

  • Quantidade insuficiente de espermatozoides na ejaculação.
  • O esperma não tem a mobilidade necessária para poder chegar ao óvulo.
  • Má formação dos espermatozoides.
  • Se o líquido seminal for muito espesso, o esperma não tem liberdade de movimentos e, por isso, não se pode mover facilmente pelo interior da mulher.
  • Falta de ejaculação masculina devido aos órgãos estarem bloqueados.

Neste artigo de umComo contamos-lhe como saber se é estéril.

2

A nível médico, pode-se tratar a esterilidade masculina de diferentes formas. A mais habitual é submeter o paciente a uma cirurgia que está pensada para reparar o sistema que permite a mobilidade do esperma. Este tipo de intervenção funciona em 85% dos casos, no entanto, pode continuar a ter problemas na hora de conceber um filho.

Este tipo de intervenção está indicada, sobretudo, para pacientes que tenham obstruções na hora de ejacular assim como tratar de reparar as varicoceles, sobretudo, se as veias são grandes e há uma maior probabilidade de tratar a infertilidade. De qualquer forma, este tipo de tratamento funcionará dependendo de muitos fatores e tem que ser sempre recomendado por um especialista.

Neste artigo de umComo contamos-lhe como tratar a varicocele.

Como tratar a infertilidade masculina - Passo 2
3

Também se pode tratar a infertilidade do homem através de uma terapia hormonal que está pensada para os pacientes que têm uma deficiência na qualidade do esperma ou pouca quantidade. Através da injeção de hormônios consegue-se aumentar a produção do espermatozoide, aumentando assim as chances de engravidar uma mulher.

Este tipo de tratamento costuma ter muito sucesso embora seja necessária constância e paciência, pois é provável que seja preciso mais de um ano de tratamento para poder recuperar a fertilidade com esta terapia.

Como tratar a infertilidade masculina - Passo 3
4

Este tipo de tratamento que acabamos de explicar pode se usar sozinho ou pode ser complementado com outros tratamentos indicados para que o esperma e o óculo se unam de forma mais eficiente. Os casais que querem conceber um filho costumam complementá-lo com tratamentos como:

  • Inseminação intrauterina: consiste em pegar em uma amostra do sêmen do homem, submetê-lo a um processo de separação dos espermatozoides que têm mais qualidade e os que não têm. O médico coloca o esperma diretamente no útero através de uma intervenção cirúrgica. Assim, consegue-se que tenha que percorrer menos distância e que se aumentem as chances de fecundação.
  • Fertilização in vitro: neste tipo de tratamento a mulher tem de tomar uma série de medicamentos que são indicados para que os óvulos madurem. O médico extrairá os óculos e irá misturá-los em um laboratório com a amostra de sêmen do homem. Quando o óvulo estiver fecundado, introduz-se no útero.
5

Também existem uma série de remédios naturais para a esterilidade masculina que lhe podem ajudar a melhorar a qualidade do esperma e que se produza em maior quantidade. De seguida, indicamos-lhe os mais recomendados:

  • Gengibre: esta planta considera-se afrodisíaca visto que tem um alto conteúdo em gingerol, uma substância que é capaz de aumentar o volume do esperma além de melhorar a sua mobilidade.
  • Vitamina C: este nutriente está totalmente indicado para que o esperma esteja protegido dos radicais livres e, assim possam estar mais saudáveis e ter uma maior mobilidade.
  • Sementes de abóbora: este ingrediente é rico em ácidos graxos e zinco, dois nutrientes que conseguem aumentar a capacidade do sistema reprodutor masculino e, portanto, fazer com que a quantidade de esperma e as ejaculações sejam maiores.
Como tratar a infertilidade masculina - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a infertilidade masculina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a infertilidade masculina
1 de 4
Como tratar a infertilidade masculina

Voltar ao topo da página