Como tratar a inflamação da vesícula biliar

Como tratar a inflamação da vesícula biliar

A vesícula biliar pode inflamar por vários motivos: doenças infecciosas, infeções do intestino, devido à presença de cálculos biliares que por si só podem originar uma infeção e inflamação do órgão ou também se pode inflamar pelo estancamento da saída de bílis, o que origina uma dilatação da bexiga e provoca a infeção. Os pacientes com esta condição apresentam uma dor abdominal na parte superior direita ou média que origina muitos incômodos, no entanto algumas recomendações podem ajudar a tratar a inflamação da vesícula biliar eficazmente. Continue lendo porque em umComo explicamos-lhe como o fazer.

Vai precisar de:
  • Laranjas
  • Maçãs
  • Uvas
  • Água
  • Camomila
  • Sementes de linhaça
  • Compressas
Passos a seguir:
1

A inflamação da vesícula biliar, conhecida também como colecistite aguda, costuma ocorrer com frequência quando um cálculo biliar bloqueia a passagem da bílis para fora da vesícula, embora existam outras causas possíveis para esta condição.

Algumas pessoas são mais propensas a sofrer desta condição, apresentando-se maioritariamente em:

  • Mulheres com mais de 40 anos, em especial em quem teve mais de um filho.
  • Pacientes com obesidade e/ou diabetes.
  • Pessoas que aumentam e baixam de peso de forma rápida e frequente.
  • Quem recebeu terapia hormonal.
2

A primeira coisa que se deve fazer para tratar a inflamação da vesícula biliar é suprimir os maus hábitos como o consumo de tabaco e álcool, assim como reduzir a ingestão de café, chá, leite e todo o tipo de queijos e derivados lácteos, altamente nocivos no caso desta condição ocorrer devido a um cálculo biliar.

3

Deve seguir uma dieta depurativa para conseguir resolver as diferentes anormalidades que causam a inflamação da bexiga. Pode beber sucos de laranja, de maçã e de uvas para diminuir a inflamação.

É muito importante seguir uma dieta baixa em gorduras saturadas para conseguir desinflamar a vesícula e melhorar a condição, pelo que a comida rápida, os alimentos fritos, os embutidos, as carnes muito gordas e a confeitaria devem ser eliminadas por completo.

4

O repouso é muito recomendado nos casos da inflamação da vesícula biliar, pelo que, se for possível recomenda-se estar deitado e não fazer atividades que requeiram esforço.

5

É muito importante evitar a prisão de ventre e as más digestões, porque estas apenas piorarão a situação da doença. Deste modo, recomenda-se comer muito devagar, sem que nada gere estresse ou incômodos e consumir alimentos ricos em fibra em cozimentos simples para estimular o trânsito intestinal.

6

Ao longo do dia deve se aplicar compressas quentes de água de camomila e sementes de linhaça na barriga por uns 5 minutos e renovar as compressas várias vezes. Por outro lado, à noite, antes de se deitar, as compressas de água tem que estar a uns 15º C e deve mantê-las por 20 minutos.

7

Se a dor é muito intensa e persistente é importante consultar um médico urgentemente, pois ainda que a inflamação da vesícula biliar possa remeter em alguns casos, se há presença de cálculos é necessária a intervenção de um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a inflamação da vesícula biliar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.