Como tratar a inflamação das papilas gustativas

Como tratar a inflamação das papilas gustativas
Imagem: virginmedia.com

A língua é uma das partes mais sensíveis do nosso corpo. Não é por nada que é o responsável pelo paladar, ajudando-nos a perceber e desfrutar dos sabores com toda a sua intensidade. Mas por vezes, seja por comer alimentos que nos causam irritação, devido a infeções, maus hábitos ou, inclusivamente, até por levar uma vida cheia de tensões, as bolhas podem surgir, irritando as papilas e gerando enormes problemas. Mas isto tem solução! A umComo.com.br explica-lhe como tratar a inflamação das papilas gustativas de forma fácil.

Passos a seguir:
1

Ainda que seja muito incômoda, a inflamação das papilas gustativas deve desaparecer em poucos dias. Contudo, se quer eliminar o problema de uma forma mais rápida, pode seguir alguns conselhos. Comece por não aumentar a irritação na área. Para tal, deve evitar alimentos demasiado ácidos ou picantes, pois só aumentarão o desconforto.

2

Perante uma inflamação nas papilas gustativas, estamos tentados a raspar, picar ou passar a escova de dentes de forma brusca pela zona, esperando que isso, que parece uma bolha de água, rebente. A verdade é que este tipo de ações só aumenta o problema e faz com que a nossa língua fique ainda mais inflamada.

3

Evite também as bebidas muito quentes e os alimentos que provocam constrição, como os damascos ou os espinafres. Prefira os líquidos frios, especialmente o leite, que o ajudará a melhorar a inflamação das papilas.

4

Quando as bolhas aparecem devido a infeção, é conveniente usar um bom antisséptico antibacteriano. Este produto ajudará a manter as bactérias longe e a uma rápida recuperação.

5

Tal como todas as outras inflamações, o frio é uma boa forma de controlar a dor e o inchaço. Por isso, aproveite para comer um delicioso sorvete ou chupar um pequeno cubo de gelo. O alívio será imediato.

6

Se a inflamação nas suas papilas gustativas persiste por mais de quatro dias, recomendamos que visite um especialista, pois poderá tratar-se de uma inflamação importante ou sintoma de outra doença.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a inflamação das papilas gustativas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.