Como tratar a inflamação do pâncreas

Como tratar a inflamação do pâncreas

A pancreatite é a denominação médica para a inflamação do pâncreas. Esta condição pode ser causada pela presença de cálculos na vesícula biliar.

O paciente queixa-se de dor na região epigástrica que se pode estender por baixo do hipocôndrio direito. Existe um fluxo intestinal claro, como se trata-se de saliva. Também pode haver febre e vômitos com sinais de icterícia.

Nas fases crônicas da patologia encontramos uma salivação constante, regurgitação do muco que costuma ser amarelo, eructação (arrotos), prisão de ventre ou diarreia e dor de estômago entre outros sintomas.

Continue lendo e tome nota dos passos que lhe mostramos sobre como deve tratar a inflamação do pâncreas.

Vai precisar de:
  • Água
  • Camomila
  • Compressas
  • Açúcar
  • Vegetais
  • Frutas frescas
  • Urtiga
  • Cebolas
  • Aipo verde
  • Limões
Passos a seguir:
1

Na fase aguda da doença, o paciente deve repousar em absoluto na cama e manter-se em jejum durante 48 horas. Só deve tomar infusões de camomila para ajudar na evacuação do estômago e do intestino.

2

Se nas primeira horas da pancreatite o paciente tiver dor, deve aplicar compressa muito quentes sobre a área a que se refere com dor, além disso deve também colocá-las na zona alta e central da sua barriga.

3

Passados os primeiros dias em que paciente se manteve em jejum e deitado na cama, poderá beber água com açúcar e a partir de agora terá que seguir uma dieta vegetariana de crus. Desta forma irá eliminar as matérias toxicas que possam estar no seu corpo e que dão origem à condição a ser tratada.

4

No caso de o paciente se encontrar numa fase crônica da doença, o tratamento que deve seguir consiste na eliminação das causas da doença. Para isso tem que seguir uma dieta rica em hidratos de carbono, verduras frescas e frutas. É conveniente que não coma gorduras nem alimentos altamente proteicos.

5

O caldo feito com urtigas, cebola e aipo vede e ao qual se deve juntar o suco fresco de um limão antes de tomar, é um alimento muito recomendável quando se sofre desta condição. Deve tomar uma xícara de caldo quente uma hora antes da refeição e deve beber em pequenos goles.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a inflamação do pâncreas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.