Baixa auto-estima

Como tratar a insegurança

Como tratar a insegurança

Se se sente inseguro de si próprio, se lhe custa tomar decisões, se tem medo da crítica, se não se sente seguro da sua forma de atuar, e se tudo isto lhe afeta, pode mudá-lo, apenas depende de si. A falta de confiança é um sentimento negativo que nos impede de desfrutar da vida e gera sentimentos de desconforto e medo. Ao não podermos expressar as nossas próprias opiniões, desejos e emoções, promovemos situações e sensações negativas que nos afetam. Se quer mudar, se quer sentir-se seguro, se quer ter confiança em si mesmo, aqui damos-lhe certas recomendações de como tratar a insegurança.

Também lhe pode interessar: Como deixar de ser insegura

Passos a seguir:

1

Descubra quais são os verdadeiros motivos da sua insegurança. Também em que momento começou a sentir-se inseguro e perante que situações. Pense na forma que gostava que essas situações se solucionassem e o que tem de fazer para que isso se desenvolva como quer. O mais provável é que não faça nada para que tudo saísse como pensava. Geralmente, há uma diferença entre o que fazemos e o queremos. Para poder vencer a insegurança temos que pensar que é o que queríamos e porque reagimos de outra forma. Que medo temos?

2

Pensar positivamente irá ajudar a reduzir a insegurança. Tem de eliminar os pensamentos negativos sobre as críticas ou medos. Tem que se convencer a si mesmo de que tudo vai sair bem e que a sua decisão é a melhor e a mais adequada. Todos cometemos erros, mas é normal, o importante é aprender com esses erros e não ter medo. Nesses momentos, lembre-se que é a si que lhe faz melhor.

3

Trata de trabalhar a sua auto-estima. Pense em todos os aspetos positivos da sua vida, em todos os seus projetos, em todos os afetos, tudo o que conseguiu ter. Trate de alimentar as coisas positivas e trabalhar as coisas negativas, aprenda da experiência e trate de procurar uma atitude ativa de superação pessoal. Melhorando a sua auto-estima melhorará todos os outros aspetos da sua vida.

4

Comunicação assertiva. Trate de trabalhar na incorporação e desenvolvimento de uma comunicação assertiva. Apenas desta forma irá sentir-se seguro e controlará a situação. Uma boa comunicação é a chave para começar a mudar.

5

Pense nas suas qualidades. Cada vez que se sentir inseguro, pense em todas as suas qualidades, em todas as coisas que pode fazer e que pode mudar. Não tenha medo de decidi-las em voz alta. A segurança e confiança são a chave do êxito e do crescimento.

6

Não tenha medo de dizer o que pensa. Muitas vezes as suas ideias podem ser benéficas e gerar uma mudança positiva. Se errar, não se sinta mal por isso, continue tentando. Mas primeiro deverá convencer-se a si próprio antes de conseguir convencer alguém mais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a insegurança, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos

  • Para tratar a insegurança é recomendável visitar um psicólogo profissional, de certeza que irá ajudar.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Eliseu Sequeira
Sou muito tímido e inseguro o que fazer para me curar?
Roseli Ribeiro Da Silva Silva Cardeal
Estou numa luta constante com minhas emoções... na verdade acho que tenho que nascer de novo!
jonilson
como trata a insegunraça das coisas ue nem voce saber e parar o medo?
Ana paula
Olá ...tenho 33anos ja casei várias vezes e não consigo me relacionar pq se o namorado fala que não vem me ver pronto....já fico com raiva ...Se vejo online no ehats e não ta falando comigo ja fico com raiva ...sofro com isso queria ser menos insegura ...estou namorando a uma semana e já quero ficar junto todo dia ...acho que sou loca
Sem Nome
Estou passando pela mesma dificuldade Ana Paula e sou Homem... tento me controlar mais parece que é mais forte que eu... n Demostro muito pra pessoa (Minha namorada) mais no fundo isso acaba cmg
FCP
Depois de muitas desilusões amorosas, atualmente estou com uma pessoa que ainda tem paciência comigo. Os dias são difíceis, a vontade de sumir é imensa, os momentos felizes são raros. Ele diz que sou paranóica por pensar assim. De tudo eu desconfio e isso me machuca ainda mais. O silêncio e as lágrimas tem sido meus companheiros constantes.
Daniela Aparecida de faria
Sou igualzinha
Eliseu sequeira
Oi Ana Paula, o ciúme é necessário numa relação, mas não podemos estar ligados 24/24 ao dia ao nosso parceiro, este sentimento de posse vai acabar contigo, para além de que, o ciúme quando exagerado, diminui-nos
Ana Carolina
Eu passo justamente o contrário. Depois da desilusão me sinto um geleira, já não importo se ele fala comigo ou não. quero muito ter momentos só meus, e os que estamos juntos me sinto sufocada, justamente pelo comportamento que todos vcs descreveram. Ele me traiu, e hj tem medo que eu "dê o troco". Isso tá acabando comigo , isso tá acabando com a gente, mais o pior é que existe um filho nessa história. Aos que sentem essa insegurança, busquem ajuda, relacionamentos necessitam de esforços para darem certo.
Como tratar a insegurança