Como tratar a labirintite

Como tratar a labirintite
Imagem: significado.origem.de

O ouvido humano é algo complexo, composto por várias partes com nomes específicos. Uma delas é o labirinto, que se localiza na parte interna e é composto pela cóclea, que diz respeito à audição, e pelo vestíbulo, que é responsável pelo equilíbrio do corpo. Quando o labirinto fica inflamado ou infectado, devido a uma alergia, toma de medicamentos ou outro, dá origem à labirintite. Este distúrbio do ouvido causa dor, náuseas, tonturas e zumbido no ouvido, podendo durar horas ou dias. Se você sofre deste problema ou conhece alguém nesta situação, continue lendo este artigo umComo.com.br no qual lhe falamos acerca de como tratar a labirintite.

Passos a seguir:
1

Por normal os sintomas de labirintite desaparecem em alguns dias, mas para se aliviar existem alguns tratamentos aos quais pode recorrer. Um deles é a toma de medicamentos, como os anti-histamínicos, outros que diminuem a sensação de náusea e tontura, corticoides caso a situação seja grave ou hipnóticos sedativos como Valium.

2

Outra alternativa de medicamentos passa pelos vasodilatadores, que melhoram a circulação sanguínea e o calibre dos vasos, prevenindo assim o aparecimento da doença, e labirinto-supressores, que diminuem as tonturas atuando no sistema nervoso. Em relação a qualquer um destes aconselhamos que se informe junto do seu médico ou farmacêutico antes de iniciar a toma.

Imagem: plusesmas.com
3

Se o sintoma mais grave for a perda de equilíbrio, é conselhado que se iniciem exercícios de fisioterapia. Você poderá fazer alguns simples em casa como treinamento e forma de evitar as crises. Um exemplo consiste em, com um dos braços estendidos, tocar com o dedo indicador no nariz e depois afastar o dedo, o qual deverá ser seguido com o olhar, repetindo o processo 10 vezes. Treine também sentar e levantar de uma cadeira firmemente e caminhar em linha reta olhando alternadamente para os lados.

4

Experimente fazer malabarismo com uma bola de tênis ou de tamanho semelhante, acompanhado os movimentos desta com o olhar. Se for sua primeira vez, pratique sentado e, à medida que se sentir mais confortável, faça-o em pé. Este exercício, a longo prazo, revela-se muito eficaz contra a sensação de perda de equilíbrio.

Imagem: omeubemestar.com
5

Também será importante que pratique certos esportes com regularidade, sendo que os mais indicados são a hidroginástica, natação, pilates, tênis e badminton. Se não se sentir capaz ou não puder, caminhadas de 30 minutos por dia são uma boa alternativa, aproveitando o passeio para olhar em redor e apreciar a paisagem.

6

De forma a prevenir crises de labirintite, é recomendado que se evite o consumo de álcool, café e bebidas gaseificadas, e que se dê preferência a uma alimentação saudável. Também é importante controlar a ansiedade e o stress, e monitorizar os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides.

Imagem: prevencao.cardiol.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a labirintite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.