Como tratar a laringite

Como tratar a laringite

A laringite é uma inflamação ou irritação das cordas vocais que, faz com que a pessoa afetada sofra de mudanças na voz, ficando esta mais baixa e rouca. Esta condição pode aparecer acompanhada também de outros sintomas como tosse seca, dor e coceira na garganta, congestão, febre e mal-estar generalizado. Além disso, é importante referir que a laringite pode ser aguda ou crônica em função da sua duração, e enquanto a primeira pode durar apenas alguns dias, a crônica recebe este nome porque se prolonga por mais de três semanas. Se quer conhecer mais detalhes, continue lendo este artigo de umComo no qual lhe mostramos como tratar a laringite.

Passos a seguir:
1

A laringite pode ocorrer por diversos fatores e entre as causas mais comuns encontramos: infeção viral ou bacteriana, inflamação devido a um mau uso da voz ou ao estresse excessivo, presença de nódulos, alergias ou doença por refluxo gastroesofágico. É por isso que em função do fator causador, será necessário um tratamento ou outro e é sempre conveniente consultar um médico para seguir as suas indicações. E embora uma faringite aguda do tipo viral possa melhorar por si só em uns dias, é possível que a laringite seja consequência de uma infeção bacteriana e, pelo contrário, seja necessária a administração de algum tipo de tratamento antibiótico.

2

A alimentação tem um papel muito importante e há certos ingredientes que podem ajudar a se recuperar de forma mais rápida, assim como a combater a infeção. É fundamental que siga uma dieta equilibrada que contenha especialmente frutas e vegetais ricos em vitamina C, carboidratos como arroz e massa e que, pelo contrário, limite o consumo de proteínas de origem animal e daqueles alimentos que possam dificultar a digestão. Também podem ser reconfortantes as sopas e os caldos quentes e, sobretudo, não se esquecer de se manter perfeitamente hidratado bebendo água em abundância e sucos naturais. Este último será a chave no caso da laringite estar acompanhada de febre e sudoração.

3

Uma das recomendações principais para tratar a laringite é repousar a voz, caso contrário a inflamação poderia se agravar. Assim, é importante não forçar a voz falando demasiado alto, cantar ou gritar para não causar uma maior irritação das cordas vocais. Além disso, é recomendável que respire pelo nariz e não pela boca, deste modo o ar chega aos pulmões filtrado e umedecido.

4

No tratamento da faringite, é fundamental prestar atenção ao ambiente. Deve se manter um adequado grau de umidade para evitar que a secura danifique ainda mais as mucosas do nariz e da garganta, e procurar que o ar que se respira seja o mais puro possível e esteja livre de agentes contaminantes. Para isso, é recomendável o uso de um umidificador em casa, assim como ventilar os cômodos abrindo as janelas durante uns minutos por dia.

5

Além destas recomendações, também existem alguns remédios caseiros que são eficazes para curar a laringite e reduzir os incômodos que pode gerar. Um dos mais aliviadores é respirar vapores de eucalipto umas duas ou três vezes ao dia. Para isso, terá apenas que ferver algumas folhas de eucalipto em uma panela com água quente, esperar que ferva durante 10 minutos e, de seguida, cobrir a sua cabeça com uma toalha, aproximar o rosto da mistura e começar a inalar os vapores.

6

Outro remédio muito útil consiste em realizar gargarejos com um pouco de água salgada morna. Deste modo, favorecerá a umectação da garganta e conseguirá combater a secura e aliviar os incômodos. Leve a cabo este remédio duas ou três vezes ao dia e verá como notará uma grande melhoria.

Se quer ver mais soluções naturais como esta que lhe ajudarão a minimizar os sintomas, consulte o artigo remédios caseiros para a laringite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a laringite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.