Como tratar a metatarsalgia

Como tratar a metatarsalgia
Imagem: calldrgiltn.com

Metatarsalgia é o nome dado à dor no metatarso, ou seja à dor na parte frontal do pé. Os metatarsos são os ossos dos pés que se encontram entre os ossos que formam o tornozelo e ossos dos dedos dos pés e, a metatarsalgia é a dor de um ou mais desses ossos. O uso de calçado inadequado, excesso de peso e atividades físicas de alto impacto estão entre as causas mais comuns da metatarsalgia. Se lhe foi diagnosticado metatarsalgia, em umComo vamos explicar-lhe um pouco mais sobre esta condição e como tratar a metatarsalgia.

Causas da metatarsalgia

A metatarsalgia deve-se sobretudo a um aumento de pressão na zona anterior do pé e, isso pode ser causado por diferentes fatores. Confira abaixo quais as causas da metatarsalgia mais comuns:

  • Uso de sapatos inadequados ou de salto alto. O uso de sapatos demasiado apertados ou inadequados para o pé pode ser a causa da metatarsalgia. Além disso, o uso de sapatos de salto alto podem adicionar uma pressão às cabeças dos metatarsos causando a metatarsalgia.
  • Atividades de alto impacto. Esportes que envolvam saltos, tênis ou mesmo os corredores correm o risco de sofrer de metatarsalgia, pois nestas atividades também é adicionada pressão às cabeças dos metatarsos.
  • O excesso de peso pode adicionar uma pressão sobre os pés em geral.
  • Pés cavos, em que o pé tem um arco elevado e não consegue achatar quando coloca o peso sobre o pé, o que pode causar metatarsalgia.
  • Neuroma de Morton. Esta é uma condição que afeta um dos nervos entre os ossos do metatarso e, pode ocorrer devido ao uso de sapatos inadequados, de salto alto ou de atividades de alto impacto.
  • Dedos em garra, deformidade que pode ocorrer nos pés em que um dedo se enrola e fica apontado para o solo.

Joanete, tendão de Aquiles, lesão traumática do pé e fratura por estresse podem ser outras da metatarsalgia.

Sintomas da metatarsalgia

Os sintomas da metatarsalgia são normalmente progressivos ao longo do tempo e podem incluir:

  • Dor na parte da sola do pé, logo atrás dos pés, que piora quando você caminha, corre ou flexiona os dedos dos pés. Esta dor é normalmente descrita como a sensação de a meia estar enrolada ou como se estivesse como uma pedra no sapato.
  • Dor em torno do segundo, terceiro ou quarto dedo do pé.
  • Presença de calosidades ou aumento da espessura da pele na parte da frente do pé ou bola do pé.
  • Formigamento ou dormência nos dedos dos pés.
Imagem: blogpodologia.com

Tratar a metatarsalgia

O tratamento da metatarsalgia vai depender da causa subjacente, pelo que se a causa for o uso de saltos altos, deverá diminuir o seu uso. Por isso, é importante determinar a causa para conseguir tratar a metatarsalgia. Confira abaixo algumas medidas para aliviar e tratar a metatarsalgia:

  • Uso de calçados adequados, com salto baixo e que tenham uma área grande para os dedos do pé, que não sejam muito estreitos à frente e que sejam do tamanho certo. Caso pratique alguma atividade física, como tênis ou running, deverá usar tênis adequados a essa prática esportiva com bom amortecimento.
  • O uso de palmilhas específicas também pode ajudar a aliviar a dor e a tratar a metatarsalgia. Estas palmilhas ajudam a acomodar o pé como um todo, reduzindo a pressão exercida sobre os metatarsos. Além disso, o uso de almofadas de metatarso e inseres ortopédicos também podem ajudar a aliviar a dor causada pela metatarsalgia.
  • A fisioterapia também pode ser útil para ajudar a tratar a metatarsalgia. Flexione e estique cada um dos dedos do pé segurando por cinco segundos e repetindo cinco vezes. Estique também cada dedo para cima e para baixo e repita.
  • Os alongamentos dos músculos da panturrilha também podem ser muito úteis principalmente se você faz caminhada ou corrida. Faça isso pelo duas vezes por dia e conseguirá diminuir a pressão da parte da frente do pé.
  • Caso esteja acima do peso será recomendável perder peso para conseguir tratar a metatarsalgia.

Sempre que conseguir tente andar descalço e descansar com os pés elevados. Para aliviar a dor da metatarsalgia pode ser necessário tomar analgésicos como paracetamol e anti-inflamatórios. Mas é importante que os tome sempre sob orientação do seu médico.

Imagem: casalisboaortopedia.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a metatarsalgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Durante a recuperação da metatarsalgia, as atividades físicas deverão ser alteradas para que não piore a condição.