Como tratar a nefropatia diabética

Como tratar a nefropatia diabética
Imagem: infobarrel.com

A nefropatia diabética é uma doença crônica definida pela alteração da função renal causada pela diabetes, associada na maioria de vezes com a hipertensão arterial. Devida a esta alteração encontraremos um rim danificado por causa do aumento da filtragem de proteínas eliminadas pela urina. Pode ser diagnosticado através de sintomas como: hipertensão arterial, falta de apetite, inchaço nas pernas, fadiga, dor de cabeça... e ao mesmo tempo com exames de urina e de sangue. Para saber como tratar a insuficiência renal derivada da nefropatia diabética, em umComo.com.br oferecemos a você a seguinte informação.

Passos a seguir:
1

Na hora de tratar a nefropatia diabética é importante manter os níveis de glicose no sangue entre faixas normais, já que os conhecidos aumentos de açúcar agravam a função renal. Podemos controlar estes níveis com medidor de glicemia e modificar o tratamento atual a partir daí (insulina, antidiabéticos orais, dieta, exercício). Você pode consultar aqui, quais são os valores normais de glicose no sangue.

2

A hipertensão arterial está associada, junto à diabetes mellitus, à nefropatia diabética. Devem ser feitos controles da pressão arterial e fazer o tratamento necessário para que se encontre nas faixas adequadas (120/80mmHg). Se a pressão arterial for superior durante os controles, poderá ser reduzida com dieta assódica, exercício e inclusive com o uso de anti-hipertensivos receitados pelo médico. Explicamos a você um pouco mais sobre quais são os valores normais da pressão arterial.

3

A dieta também faz parte do tratamento da nefropatia diabética, sendo pobre em proteínas e consumindo poucas quantidades de queijos, carnes e peixes. Associada com a dieta é importante fazer sempre exercício diário para ter uma vida saudável.

4

É necessário ter um cuidado especial com o uso de anti-inflamatórios pois podem agravar a função renal já prejudicada pela nefropatia diabética. Aconselha-se portanto consultar sempre com um médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a nefropatia diabética, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.