Como tratar a neuropatia diabética

Como tratar a neuropatia diabética
Imagem: pordentrodo9dejulho.com.br

A neuropatia diabética é a complicação mais frequente dos pacientes com diabetes. Define-se pelos danos originados nos nervos que são devidos aos altos níveis de glicose no sangue. Os nervos que podem ser afetados são: do crânio, da coluna vertebral e os que têm o controle da bexiga, intestinos e coração. Os danos originados por estes nervos manifestam-se em sintomas de diferente natureza que deverão ser tratados. Por isso, em umComo.com.br oferecemos os seguintes conselhos sobre como tratar a neuropatia diabética.

Passos a seguir:
1

O principal tratamento para a neuropatia diabética é o controle habitual das glicemias capilares mantendo valores normais, a dieta baixa em hidratos de carbono e o exercício físico adequado para o gasto de insulina do organismo.

2

A analgesia será usada para a dor profunda que pode surgir, habitualmente, nos pés, pernas e braços. Peça sempre o conselho de um profissional.

3

A neuropatia diabética pode ocasionar sintomas relacionados com o aparelho digestivo: náuseas, vômitos, sensação de saciedade sem mal ter comido... estes podem ser tratados realizando refeições frequentes e em pequenas quantidades e dormir com a cabeça um pouco elevada.

4

É útil usar a manobra de Crede para aqueles casos onde existam problemas ao nível de bexiga. Nos pacientes com neuropatia diabética podemos verificar que a bexiga não esvazia totalmente e associado a isto ocorre a incontinência urinária. Esta é uma manobra simples que consiste em executar uma pressão com ambas as mãos na zona superior do púbis que assegura que a bexiga está vazia.

5

Em alguns casos pode aparecer hipotensão ortostática o que significa que diminui a tensão arterial (ocasionando enjoo) quando o paciente, cujos nervos estão afetados, tenta ficar de pé bruscamente. Para evitar isso, só será necessário levantar-se devagar, apoiar-se na cabeceira, elevando-se alguns graus.

6

Encontramos também a perda de sensibilidade de braços e pernas, será necessário cuidar e proteger estas zonas já que estão expostos a queimaduras e lesões.

7

Existem muitos outros sintomas que requerem tratamento médico como: problemas sexuais, frequência cardíaca rápida. Não hesite em consultar seu especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a neuropatia diabética, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.