Como tratar a nevralgia do trigêmeo

Como tratar a nevralgia do trigêmeo

O trigêmeo é um nervo facial que se divide em três ramificações, cada um dos quais passa por um lado da cabeça. A dor deste nervo geralmente aparece em um só lado do rosto, chegando às vezes até à nuca por irradiação, causando assim a nevralgia do trigêmeo. O principal sintoma da nevralgia do trigêmeo é a presença de uma dor dilacerante muito aguda, acompanhada de irritação dos olhos, contrações dos músculos faciais e fluxos nasais. Neste artigo de umComo vamos contar para você como tratar a nevralgia do trigêmeo e como atuar no caso desta condição.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é bom referir que entre os sintomas da nevralgia do trigêmeo encontramos os seguintes:

  • Dor intensa que só afeta um lado do rosto, especialmente ao redor da boca e olho assim como na bochecha.
  • Crises de dor com uma duração de apenas alguns segundos.
  • Ataques de dor cada vez mais frequentes e que aumentam de intensidade.
  • Espasmos intensos e repetidos muito dolorosos, idênticos a um choque elétrico.

Deste modo, no caso de apresentar estes sintomas, será imprescindível consultar de imediato o médico para que possa realizar o exame apropriados e dirigir o paciente ao neurologista caso o considere oportuno. Também é bom saber quando deve consultar um neurologista e, para saber isso deverá consultar o nosso artigo.

2

Além disso, o diagnóstico da nevralgia do trigêmeo é muito complicado, uma vez que não existem exames médicos que evidenciem de forma clara que se trata desta condição e não de outra alteração do sistema nervoso.

No que diz respeito às causas desta doença, podem referir-se o inchaço dos vasos sanguíneos sobre o nervo, a esclerose múltipla ou questões genéticas e hereditárias, embora também seja importante referir que por vezes não se encontra a causa concreta.

3

A nevralgia do trigêmeo é uma doença que precisa de tratamento farmacológico prescrito por um médico especialista. Entre os fármacos mais comuns que se receitam para as pessoas com esta condição nervosa, encontram-se os anticonvulsivos para bloquear o nervo e diminuir os espasmos, os relaxantes musculares para reduzir a dor intensa ou pode ser inclusive necessários medicamentos antidepressivos tricíclicos para tratar as dores.

4

Em alguns casos, é necessário recorrer à cirurgia para tratar a nevralgia do trigêmeo e a descompressão microvascular (DMV) o procedimento mais usado para isso. Trata-se de recolocar os vasos sanguíneos - veias ou artérias - que comprimem o nervo trigêmeo e exercem pressão excessiva sobre ele.

Outras técnicas utilizadas também para tratar a nevralgia do trigêmeo são:

  • Microestimulação
  • Rizotomia
  • Radiocirurgia estereotáxica

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a nevralgia do trigêmeo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.