As pessoas obesas

Como tratar a obesidade

Hugo Silva
Por Hugo Silva. Atualizado: 20 abril 2020
Como tratar a obesidade

A obesidade é considerada uma doença e é a definição usada para descrever o excesso de gordura corporal. Para além da sua influência a nível estético, a obesidade pode ter consequências nefastas para a saúde como aumentar o risco de desenvolvimento de condições como a diabetes tipo 2, a doença cardíaca, alguns tipos de cancro e AVC. A obesidade é uma condição de saúde, pelo que o seu tratamento exige apoio médico. Crie um plano a longo prazo e comece por fazer alterações ao seu estilo de vida, como alterações na dieta e aumento do exercício físico.

Também lhe pode interessar: Como combater a obesidade

Índice

  1. Dieta
  2. Exercício
  3. Medicamentos

Dieta

A adoção de uma dieta saudável é fundamental na perda de peso, pelo que deve começar por evitar alimentos processados e ricos em gordura saturada, com elevados níveis de sal e açúcar. Prefira os vegetais e a fruta e não elimine grupos alimentares. Todos os alimentos são permitidos desde que os coma nas doses corretas. Siga as recomendações do seu médico ou nutricionista no que diz respeito às alterações da sua dieta e monitorize-se com frequência. Contar as calorias ingeridas bem como monitorizar o seu peso é importante para que veja os progressos da sua perda de peso.

Exercício

Reduzir o aporte de calorias diário vai permitir que mantenha o seu peso, porém, para perder peso, deve combinar a sua dieta com exercício regular. Para emagrecer, aconselha-se o exercício de intensidade moderada a intensa durante algumas horas todas as semanas. Opte por exercícios que aumentem o batimento cardíaco como andar rápido, correr, nadar, ou praticar desportos como tênis ou futebol. Escolha uma atividade física que aprecie e que lhe dê prazer para que seja mais fácil seguir esta rotina.

Medicamentos

Se não conseguir perder peso, continuar a engordar, se já tiver tentado emagrecer, mas recupera o peso ou a obesidade estiver a causar um importante risco para a sua saúde, pode ser necessário recorrer a medicamentos ou à cirurgia. Atualmente o medicamento mais seguro para emagrecer tem como princípio o orlistato, atuando como um bloqueador de gordura e facilitando a perda de peso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a obesidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar a obesidade