Como tratar a osteoporose com medicina natural

Como tratar a osteoporose com medicina natural
Imagem: a7.com.mx

A osteoporose é uma doença crônica que consiste na diminuição da massa óssea, produzindo fragilidade nos ossos, podendo causar lesões ou deformações. Suas causas variam, e apesar de que possa aparecer em ambos os sexos, trata-se de uma condição bem mais frequente nas mulheres do que nos homens. Esta condição deve ser diagnosticada e tratada por um médico, no entanto algumas alternativas naturais e mudanças nos nossos hábitos podem ajudar. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como tratar a osteoporose com medicina natural.

Passos a seguir:
1

Apesar de que possa parecer estranho o uso da medicina natural para tratar a osteoporose, existem plantas naturais e determinadas atividades e mudanças na rotina que favorecem a absorção de cálcio através dos ossos, ajudando a evitar uma perda importante de densidade.

Desde o consumo de plantas naturais até ao abandono de hábitos nocivos e a incorporação de outros mais favoráveis, algumas alternativas podem melhorar sua condição ou evitar que a mesma piore.

2

A vitamina D é um nutriente fundamental para favorecer e melhorar a absorção de cálcio, por isso muitos dos suplementos deste mineral vêm reforçados também com este nutriente. Por isso uma boa forma de tratar a osteoporose de forma natural é incorporando na sua dieta alimentos com vitamina D como os peixes azuis ou frutos do mar. No nosso artigo alimentos ricos em vitamina D, você poderá encontrar uma lista completa com as melhores alternativas para aumentar a quantidade deste nutriente em sua alimentação diária.

3

Incorporar a soja em sua alimentação é uma ótima alternativa para tratar a osteoporose de forma natural. Este alimento contém isoflavonas que trazem estrogênio ao nosso corpo de forma natural, ajudando a melhorar a absorção de cálcio de forma eficiente. O melhor é que a proteína de soja não favorece a eliminação de cálcio através da urina, como no caso das proteínas animais, por isso a incorporação dela na sua dieta traz grandes benefícios.

Inclua leite de soja, tofu e grãos de soja em sua dieta para receber seus máximos benefícios.

4

Existem infusões que melhoram bastante nossa absorção de cálcio, por isso é uma boa alternativa para tratar a osteoporose de forma natural e potenciar os efeitos da medicação recebida.

Você pode tomar estas infusões alternando, se desejar:

  • Cavalinha, que devido ao seu conteúdo de silício fortalece os ossos e favorece sua regeneração.
  • Dente-de-leão, rico em cálcio e em minerais que beneficiam a saúde dos nossos ossos.
  • Alfafa, cujos brotos podem ser consumidos frescos em uma salada ou acompanhando seus lanches. Também pode ser ingerida em infusão, fervendo suas folhas. Graças ao seu conteúdo de cálcio, vitamina C e D, ajuda a melhorar a saúde óssea.
5

Mas tratar a osteoporose e melhorar nossa saúde óssea de forma natural não significa apenas ingerir determinados alimentos e infusões, mas também modificar nossa rotina. Por isso em umComo.com.br recomendamos a você:

  • Abandonar o hábito do cigarro, caso ele exista. Este é um dos fatores de risco que prejudica a saúde dos seus ossos.
  • O sedentarismo também influencia na perda de densidade óssea, por isso se você foi diagnosticado com osteoporose é muito importante incorporar a atividade física na sua vida. Faça exercícios de intensidade moderada no mínimo três vezes por semana. A natação ou os exercícios de levantamento de peso são alternativas excelentes. Consulte seu médico sobre as atividades mais recomendáveis.
  • Também é importante moderar o consumo de álcool, que pode influenciar na qualidade óssea e fazer com que a osteoporose avance ainda mais.
  • Cuide da sua dieta, ingerindo frutas em abundância, vegetais e alimentos ricos em cálcio que não sejam necessariamente lácteos ou derivados, desta forma poderá ter uma dieta bem mais completa e benéfica para seus ossos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a osteoporose com medicina natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.