Como tratar a psoríase

Como tratar a psoríase

Muitas pessoas da nossa sociedade sofrem de psoríase. É uma doença que se manifesta pela presença de manchas vermelhas, irregulares e protuberantes na pele da pessoa que podem produzir ou não comichão. Estas descamações podem estar cobertas por umas escamas de cor cinzenta que quando a pessoa se arranha descama-se como se trata-se de caspa. A psoríase pode-se localizar em qualquer parte do corpo, mas as zonas mais são afetadas são os cotovelos, os joelhos, o tronco e o couro cabeludo, confundindo-se às vezes com a caspa. Acreditamos que é uma doença muito predominante na nossa sociedade, talvez até pelo estilo de vida que levamos. Por isso, de seguida contamos-lhe como tratar a psoríase, que embora não exista uma cura definitiva pode-se tratar à base de remédios naturais.

Vai precisar de:
  • Frutas frescas.
  • Vegetais.
  • Duche ou banheiro.
  • Compressas esterilizadas.
  • Azeite de oliva.
  • Álcool de zimbro.
  • Leite desnatado.
  • Cataplasmas de argila.
  • Flores de camomila.
  • Planta rabo de cavalo.
Passos a seguir:
1

É muito importante o tipo de alimentação, neste caso é recomendável seguir uma dieta crudívora vegetariana. Na qual abundem as frutas e os vegetais. Além disso há que complementar a alimentação com um caldo depurativo feito à base de urtigas, cebola, aipo e 5 dentes de alho aos quais tem que acrescentar sumo de limão fresco no momento de o tomar. Recomendamos-lhe tomar dois copos por dia repartidos ao longo do dia, ou seja, tem que tomar um pela manhã e outra à tarde.

2

Nesta doença é importante o contato com o sol. Por isso, recomendamos que tome diariamente banhos de sol de forma gradual até conseguir aguentar algumas horas. O melhor processo a seguir, consiste em começar a apanhar sol 10 minutos por dia e ir aumentando dois minutos por dia. É necessário não abusar do sol porque este pode afetar o nosso corpo, como o aparecimento do câncer de pele. Por este motivo tem que saber que a melhor hora para apanhar o sol no inverno é às 11 da manhã e no verão às 9.

3

Outro remédio útil para o tratamento da psoríase consiste em tomar uns banhos de vapor duas vezes por semana. Pode fazer banhos completos noutros dois dias da semana e quentes de água argilosa. A sua preparação consiste em verter 2 kg de argila na água que se utilizará para o banho.

4

Deve fazer exercícios de ginástica todas as manhãs ao ar livre ou em algum sítio da casa que seja ventilado. Pode abrir uma janela da divisão onde faz os exercícios.

5

Todas as noites antes de se deitar tem que aplicar compressas esterilizadas nas zonas afetadas pela psoríase ou pode tomar um banho de água quente. Pelas manhãs, ao levantar-se tem que escovar as zonas afetadas para descamar a zona da pele que está doente. E de seguida, tem que untar a pele com azeite de oliva ou com álcool de zimbro com a finalidade de a amaciar.

6

Outro remédio que pode aplicar à noite antes de se deitar, consiste em aplicar um pano molhado em leite desnatado durante 10 minutos sobre as zonas afetadas da pele e depois beber uma infusão de salsaparrilha.

7

Para o tratamento da psoríase também é recomendável aplicar durante 2 horas e três vezes por semana uma compressa fria e completa, com água argilosa à qual tem que acrescentar a água resultante da cozedura da planta rabo de cavalo.

8

Um remédio caseiro que também serve para o tratamento da psoríase consiste em aplicar cataplasmas frios e grossos de argila durante uma hora duas vezes dia. Ao terminar a aplicação dos cataplasmas, podem-se lavar com infusões de flores de camomila, os quais têm que ser sempre frios.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a psoríase, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Pode comer iogurtes naturais.
  • Tem que ter esperança e ser consiste nos tratamentos diários anteriormente explicados para conseguir curar a psoríase.