Como tratar a secreção nasal de um bebê

Como tratar a secreção nasal de um bebê

O nariz do bebê congestiona por inúmeros motivos, incluindo resfriados, gripe, infecções bacterianas e alergias ao pelo dos animais de estimação, pólen e o pó. O nariz de um bebê também pode bloquear quando começam a sair os dentes ou está exposto à fumaça do cigarro. As secreções nasais podem ser espessas ou descoloridas e ficam amarela ou verde após alguns dias. Os antibióticos não tratam os casos de congestão nasal, os médicos não recomendam este tipo de tratamento para bebês e crianças pequenas. Os pais podem tratar a secreção nasal do seu bebê com remédios caseiros simples.

Aspirar a mucosidade

Os pais podem utilizar aspiradores nasais para aspirar o excesso de mucosidade na cavidade nasal. Para usar um aspirador, os pais devem pôr seus bebês de costas, sobre travesseiros confortáveis. Aperte a bombinha do aspirador e insira a ponta no nariz do bebê. Libere suavemente o bulbo e puxe a ponta. Ponha o muco em um lenço de papel e depois jogue fora. Dependendo da frequência das secreções do nariz, os pais podem repetir este processo a cada duas horas. Os bebês podem chegar a ficar irritados durante o processo de limpeza. Farmácias e lojas de vendas a varejo oferecem estes produtos.

Conseguir um umidificador

Quando os níveis de umidade no lar são muito baixos, fazem com que as fossas nasais se irritem, ocorrendo também dores de garganta. Um umidificador trata resfriados, alergias e doenças respiratórias, incluindo as secreções do nariz. Os pais deverão colocar água destilada ou desmineralizada no umidificador. A água da torneira contém minerais que promovem o crescimento bacteriano nos umidificadores. Estes minerais aparecem em forma de pó branco nos móveis. Os pais devem falar com os pediatras dos seus filhos, especialmente se os bebês sofrem de infecções respiratórias ou asma. Os médicos estão em condições de recomendar as marcas de umidificadores que funcionam melhor para certas condições de saúde. Os pais devem vigiar os níveis de umidade e manter a máquina limpa para evitar o mofo e o acúmulo de bactérias.

Fazer um aerosol de solução salina para evitar que o muco se acumule.

Misture 1/4 colher de chá de sal não-iodado, 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio e 225 gramas de água morna e destilada. Agitar a solução até que os ingredientes se distribuam uniformemente. Adicionar a solução em uma aspiração nasal com uma bombinha.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a secreção nasal de um bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se o seu bebê contínua com a secreção nasal, entre em contato com um especialista imediatamente.