Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite!

Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite!

A sinusite é uma inflamação de uma membrana que tapa as cavidades ósseas que comunicam com o nariz. Provoca dor e inflamação na nessa zona, sensação de nariz tapado, dor de cabeça e, em alguns casos, febre. Como em qualquer outra doença, é aconselhável visitar o seu médico, para lhe prescrever um tratamento, no entanto também pode fazer uma série de tratamentos naturais para combater a sinusite que ajudará a aliviar os sintomas e a melhorar. Em umComo.com.br mostramos-lhe como tratar a sinusite com remédios naturais.

Vapores de uma infusão de eucalipto

Respirar vapores de uma infusão de eucalipto é uma forma eficaz de reduzir a inflamação e ajudará na limpeza do mucosa nasal. Para tal, coloque água numa panela e adicione algumas folhas de eucalipto ou algumas gotas de óleo de eucalipto, aqueça-a até que saia bastante vapor, coloque uma toalha sobre a cabeça para fazer o efeito de sauna e respire os vapores.

Imagem: nplantas.com

Infusão de gengibre, eucalipto, limão e mel

Outro remédio caseiro para combater a sinusite, consiste numa infusão à base de raiz de gengibre ralada, folhas de eucalipto, sumo de limão e mel. Deverá ferver a raiz de gengibre ralada e as folhas de eucalipto num litro de água durante aproximadamente 15 minutos; depois, deverá filtrá-lo e adicionar o sumo de limão e algumas colheres de mel. Se tomar diariamente, notará melhorias significativas.

Cataplasma de verbena

A verbena é uma planta com um grande poder descongestionante, o que será bastante útil para combater os sintomas da sinusite. Para fazer a cataplasma, coloque duas colheres de sopa de verbena numa frigideira e quando começar a sentir o cheiro coloque duas colheres de sopa de azeite e duas claras batidas. Quando emulsionar, coloque o resultado sobre uma gaze ou sobre um pano e cuidadosamente, porque geralmente fica muito líquida, aplique nas cavidades nasais durante 10 minutos.

Ducha nasal com água do mar

Outro remédio natural bastante eficiente é o duche nasal com água do mar. Trata-se de um frasco que se vende em lojas de produtos naturais e em farmácias, que contém água salgada do mar e um orifício onde se deve colocar a narina. A água sobe por um orifício e sai por outro, ajudando assim a desobstruir a cavidade nasal. Deverá fazê-lo em ambas as narinas e repetir duas vezes por dia.

Remédio caseiro para sinusite com bicarbonato

Você também pode ralizar esse procedimento com vapor de água do mar (ou água com sal, como preferir), como foi explicado anteriormente nos vapores de eucalipto. Uma das maneiras mais conhecidas de realizar essa ducha nasal, na falta de água do mar, é com bicarbonato de sódio.

Em 1 litro de água filtrada, misture 1 colher de sopa de sal e 1 colher de chá de bicarbonato. Faça a ducha nasal com essa mistura, ela simula as condições da água do mar. Se sobrar, vocÇê pode armazenar a mistura na geladeira.

Imagem: ecologiablog.com

Alimentos descongestionantes para sinusite

Uma dieta saudável e equilibrada é sempre necessária para melhorar a sua saúde. Mas, ao mesmo tempo, existem alguns alimentos que convém comer em caso de sinusite e que ajudará a combater os sintomas, como o alho e a cebola, que têm efeitos descongestionantes. Também é recomendável comer cenoura, porque contém carotenoides que são responsáveis por reforçar e aumentar as defesas das mucosas.

Tratamento caseiro com alho para sinusite

Além de consumir o alho na alimentação, para conseguir consumir em maiores quantidades você pode experimentar preparar uma infusão de alho, que além de ajudar a descongestionar, tem ação antibiótica e ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

Outra opção é comer alho cru. Recomenda-se comer pelo menor 3 dentes e no máximo 10.

Buchinha: remédio caseiro para sinusite

Uma planta conhecida como cabacinha ou buchinha do norte (Luffa operculata) é conhecida pelas suas propriedades que ajudam a aliviar os sintomas da sinusite. A planta não deve ser ingerida pois é tóxica! Ela também não deve ser usada por grávidas, pois há suspeitas de efeito abortivo.

Seu uso consiste em ferver os seus frutos e usar o vapor para inalação. Você pode considerar a proporção de 1 buchinha para cada copo de água (250 ml).

Inalação: tratamento caseiro para sinusite

Além da buchinha, existem outras alternativas naturais que ajudam no tratamento da sinusite. Seu uso consiste em preparar uma infusão do elemento em questão e inalar o vapor dessa infusão ainda quente. Uma dica para não deixar o vapor escapar é fazer isso com uma toalha sobre a cabeça e esticá-la com as mãos formando uma espécie de 'cabaninha'. Faça isso até 3 vezes por dia até sentir melhora nos sintomas.

Os vapores também podem ser usados como remédios caseiros para sinusite infantil, o mais importante é não exagerar na dose de essências ou ervas para não provocar dor de cabeça ou outros sintomas. A dor de cabeça é uma consequência das vias nasais bloqueadas, ela deve passar junto com os sintomas de congestão, mas é importante que os aromas não estejam muito forte. Portanto, os remédios caseiros para dor de cabeça de sinusite são os mesmos de uma sinusite normal.

Além dos já citados no começo deste artigo, sugerimos as seguintes infusões para preparar uma inalação para sinusite:

  • Água com essência de camomila;
  • Óleo de cipreste com água;
  • Água com essência de pinho;
  • Alecrim, cebola e sal

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a sinusite com remédios naturais - Remédios caseiros para sinusite!, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Viste o seu médico para que lhe prescreva um tratamento contra a sinusite.
  • Evite ambientes pesados, uma vez que dificultam a respiração.