Partilhar

Como tratar a talassemia

Por Julia Latorre, Editora. 8 fevereiro 2017
Como tratar a talassemia

A talassemia é uma doença do sangue, de má formação das hemoglobinas, causada por fatores genéticos hereditários e tem com uma de suas principais complicações a anemia. Ela também pode ser conhecida como "anemia mediterrânea" ou "anemia de Cooley". Existem dois tipos de talassemia: beta e alfa, essa classificação é feita de acordo com os genes herdados, se vieram da mãe ou do pai. Dentro da talassemia beta, a mais comum, categoriza-se também 3 subdivisões: minor, major e intermediária. Dessa forma, cada caso exige um tratamento diferente. O umCOMO reuniu informações sobre como tratar a talassemia dentro dos casos mais comuns.

Também lhe pode interessar: Como tratar a anemia hereditária

Como tratar a talassemia beta minor

A talassemia beta minor é o tipo mais comum e mais leve da doença. Ela se manifesta em pessoas que receberam um gene normal do pai ou da mãe e um gene de talassemia do outro. Não existe um tratamento específico para esse tipo de talassemia, em alguns casos é receitada uma suplementação temporária de ácido fólico, vitamina que estimula a produção de hemácias, ou uma dieta com alimentos ricos em ácido fólico.

O mais importante para quem é portador de talassemia minor é estar atento a situações especiais para o sistema sanguíneo, como cirurgias, gravidez, doenças graves e até muito estresse. Os níveis de anemia devem ser sempre que possível medidos como forna de prevenção.

Como tratar a talassemia - Como tratar a talassemia beta minor

Como tratar a talassemia beta intermediária

Esse tipo de talassemia é um meio termo entre a minor e a major. Sua causa é uma mutação genética que pode ser hereditária do pai ou da mãe mas tem um grau de anemia mais elevado do que a minor. Esse é o tipo de talassemia em que o paciente apresenta uma anemia discreta ou moderada e, portanto, o tratamento varia com de acordo com esse grau.

Os níveis de hemoglobina e ferro no sangue devem ser monitorados periodicamente. Sendo que quando há riscos de se desenvolver doenças associadas como diabetes ou cardiopatia, uma terapia de quelação pode ser recomendada.

Terapia de quelação é a eliminação do excesso de ferro através de medicação específica e possível dieta

A talassemia beta intermediária também tem casos que exigem o tratamento através de transfusões de sangue, como é feito na talassemia beta major

Como tratar a talassemia beta major

A talassemia beta major é o grau mais alto da talassemia beta. Ela ocorre quando a pessoa recebe tanto o gene que veio da mãe, quanto o que veio do pai, ambos talassêmicos. Esses pacientes serão submetidos a transfusões de sangue durante toda a vida, com uma periodicidade que pode variar entre 15 e 30 dias.

Essa procedimento é necessário para controlar os níveis de anemia severa e quando tratado desde o começo, diminui os riscos de possíveis complicações. A terapia de quelação também faz parte do tratamento e tem o objetivo de eliminar o excesso de ferro que o organismo absorve após muitas transfusões.

Como tratar a talassemia - Como tratar a talassemia beta major

Tratamentos incomuns e alternativos para a talassemia

Alguns casos de talassemia mais graves podem incluir o transplante de médula óssea ou de células troco do sangue. Ou então, um cirurgia para remover o baço pode ajudar o organismo a combater infecções que destroem células de hemoglobinas. Quando o baço cresce muito, ele precisa ser removido.

Quem convive com a doença deve evitar o excesso de ferro e manter uma dieta saudável e balanceada rica em cálcio e vitamina D. Para poupar o organismo de infecções e evitá-las, é importante lavar as mãos frequentemente, se vacinar contra gripe e a qualquer sinal de febre procurar um médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a talassemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a talassemia

Como tratar a talassemia
1 de 3
Como tratar a talassemia

Voltar ao topo da página