Como tratar a tinha em crianças

Como tratar a tinha em crianças

A tinha é uma infecção comum causada por um fungo. Não é o resultado de um verme, mas recebe seu nome devido à erupção em forma de anel que causa. A tinha é uma infecção contagiosa que é transmitida por contato pele a pele e se espalha nas crianças em idade escolar através do contato com seus pares. Se seu filho tem tinha, a infecção pode ser tratada em casa. A maioria das infecções é eliminada em um prazo de duas a quatro semanas com um tratamento consistente. Se não estiver seguro de se seu filho tem tinha, entre em contato com seu pediatra ou com um dermatologista antes de tratar a infecção.

Vai precisar de:
  • Creme antifúngico
Passos a seguir:
1

Lave a área afetada pela tinha com água e sabão. Lave também a pele que rodeia a erupção. Seque bem a área.

2

Aplique creme antifungos na erupção e na zona em volta. Os cremes antifungos que contêm miconazol ou clotrimazol são ideais para o tratamento da tinha. Você também pode utilizar o creme antifungos que contém terbinafina. Os cremes estão disponíveis sem receita médica.

3

Lave a roupa de cama de seu filho e lençóis. Estas peças de roupa devem ser lavadas diariamente, a partir de que a criança tenha a infecção.

4

Leve seu filho a um médico se os sintomas não melhorarem dentro de quatro semanas. O médico pode prescrever ao seu filho medicamentos orais antifúngicos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a tinha em crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não permita que seu filho participe em atividades que possam levar à propagação da infecção para outras pessoas.
  • Se você não obtiver resultados em duas semanas, procure rapidamente seu médico.
  • Procure atenção médica se seu filho tiver tinha no couro cabeludo. Você não deve tentar tratar da infecção em casa.
  • Previna a tinha estimulando que seu filho evite compartilhar roupa, chapéus, toucas e outros artigos pessoais.