Elevados níveis de tiroide

Como tratar a tireoide alta

Como tratar a tireoide alta

A tireoide alta é o termo que se utiliza para o hipertiroidismo, ou tireoide hiperativa. Uma tireoide hiperativa produz demasiadas hormonas, o que pode conduzir a uma toxicidade conhecida como tirotoxicose. O hipertiroidismo é muitas vezes um sintoma da doença de Graves ou Basedow-Graves, uma doença auto-imune. O hipertiroidismo pode levar a algumas complicações, mas há muitas opções de tratamento e é por isso que neste artigo de umComo lhe explicamos como tratar a tireoide alta.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da tireoide

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é importante conhecer os sintomas do hipertireoidismo que o farão perceber que algo não funciona bem na sua glândula tireoide. Deste modo, as pessoas com tireoide alta podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Fadiga;
  • Náuseas e vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Taquicardias;
  • Nervosismo;
  • Insônia;
  • Perda ou aumento de peso;
  • Bócio: alargamento da glândula tireoide;
  • Tremores.

Estes são apenas alguns dos sintomas de uma pessoa que sofre de alterações nesta glândula, no entanto podem ocorrer outros que encontrará nos artigos como se manifesta o hipertireoidismo e quais os sintomas do hipertireoidismo.

2

Por isso, se acredita que está ocorrendo algum tipo de alteração na segregação das suas hormonas, será fundamental que consulte o médico para que lhe possa examinar e realizar o diagnóstico adequado. Deste modo, em função do grau de alteração da sua tireoide, será necessário iniciar um ou outro tratamento.

Como tratar a tireoide alta - Passo 2
3

Existem medicamentos que ajudam a diminuir e a regular os níveis hormonais da tireoide e a impedir que ocorram complicações pelo excesso desta substância no organismo. No entanto, em todos os casos, será necessário que o seu médico lhe receito o medicamento apropriado e supervisione o tratamento a todo o momento.

4

Em outros casos, usa-se iodo radioativo como método para evitar a produção excessiva que provoca a tireoide alta. Trata-se de um tratamento um pouco agressivo uma vez que ataca diretamente a glândula tireoide, pelo que em ocasiões se administra uma única dose. Isto deverá ser evitado no caso de estar grávida ou em período de lactação.

5

Pessoas com os sintomas do hipertireoidismo e que os métodos citados anteriormente não sejam eficientes, podem ver-se obrigadas a passar por uma cirurgia. Deste modo, irá proceder-se à remoção da glândula tireoide e será necessário posteriormente iniciar um tratamento com substitutos desta hormona que durará para a vida.

6

Além dos tratamentos médicos, quando se sofrem de problemas de hipertireoidismo ou tireoide alta será importante prestar muita atenção à alimentação para melhorar esta condição e reduzir os sintomas. Por isso, recomendamos que consulte o nosso artigo o que comer se tenho hipertireoidismo para conhecer todos os alimentos recomendáveis e aqueles que deverá evitar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a tireoide alta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Consulte o seu médico para que verifique a sua tiroide e lhe recomende o tratamento mais adequado.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Carlos silva
Tenho a minha mãe que tem a tireoide. Já anda a ser tratada no hospital mas continua sempre a rasca pode me ajudar. Obrigada
A sua avaliação:
Vanilda
Minha mãe ,esta em 13,5,é grave?
GILMA
minha tireoide está 8.30 ñ sei se está alta, qual o valor dá minina, e se ela está muito alta msm?
joselito
meu irmao tem uma tireoide que esta alta e ele tem febre alta todos os dias..qual hospital e recomendado para socorrer-lo
1 de 2
Como tratar a tireoide alta