menu
Partilhar

Como tratar a tosse

Como tratar a tosse

A tosse consiste em uma sacudida convulsiva e repentina das vias respiratórias por meio de uma expiração mais ou menos ruidosa. Geralmente encontramos a tosse como sintoma em outras doenças do aparelho respiratório ou devido a uma irritação do mesmo por fumaça, poeira ou uma congestão. Portanto a tosse é a doença em si ou também pode ser sintoma de outras doenças. A tosse seca é mais própria da laringe do que dos brônquios ou dos pulmões.Tome nota porque a seguir, em umComo te contamos alguns remédios para tratar a tosse.

Também lhe pode interessar: Como tratar a tosse nervosa
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, será fundamental que consulte o seu médico para que este possa determinar as causas que estão provocando a tosse e poder assim tratar o problema de raiz, com base também em diferentes fatores como a sua idade, condição física, doenças, etc. E não só as gripes e resfriados que ocasionam tosse, pois existem muitas outras condições que podem ser as causadoras da tosse persistente como as alergias, bronquite ou inclusive o refluxo gastroesofágico.

Do mesmo modo, existem diferentes tipos de tosse que requerem tratamentos diferentes, como por exemplo:

Como tratar a tosse - Passo 1
2

Além do possível tratamento farmacológico que o seu médico lhe poderá receitar para tratar a tosse, também poderá levar a cabo em casa algumas ações que lhe ajudarão a reduzir os incômodos. Assim, para conseguir eliminar a tosse mais facilmente será essencial se manter hidratado, pelo que deverá beber muita água assim como também outros líquidos: bebidas não carbonatadas, infusões, sucos, etc. Desta forma, entre outros, evitará uma irritação excessiva da garganta e facilitará a eliminação da mucosidade.

Como tratar a tosse - Passo 2
3

Relacionado com o ponto anterior, os vapores também serão bastante apropriados para combater a tosse, visto que ajudarão a manter as suas vias respiratórias corretamente hidratadas e evitar a secura excessiva.

Desta forma, recomendamos que adicione à água eucalipto ou alguma outra planta medicinal que lhe ajude a abrir os brônquios e facilite a passagem do ar. Com uma toalha ou pano, deverá inalar os vapores que saem da água quente, tal como explicamos no nosso artigo como fazer vapores.

Como tratar a tosse - Passo 3
4

A cebola será também umas das suas melhores aliadas no tratamento contra a tosse graças às suas propriedades expetorantes e antitussígenas. Deste modo, ajudará sobretudo pela noite quando a tosse costuma ser mais persistente e para isso deverá apenas cortar uma cebola e colocá-la num prato no criado mudo. Verá como notará uma melhoria e descansará muito melhor.

Como tratar a tosse - Passo 4
5

Outros dos remédios caseiros que pode preparar com a cebola para tratar a tosse é um xarope caseiro à base deste vegetal. Para isso, tem que misturar em partes iguais o suco de um limão com o suco de cebola e guardá-lo em um frasco de vidro de fechamento hermético. Deverá tomar 2 colheres de sopa do xarope adoçadas com mel de abelha a cada 3 horas fora das refeições. Pode ver todos os detalhes deste xarope neste artigo sobre como fazer um xarope de cebola e mel.

Como tratar a tosse - Passo 5
6

Na hora de dormir, também será benéfico elevar a cabeceira da cama com almofadas para manter a cabeça alta e aliviar assim os incômodos que a tosse e a congestão causa, que impede a correta respiração.

No caso da tosse ser demasiado persistente ou ocorrer de forma excessivamente repetida, deverá se dirigir ao médico especialista para que possa avaliar o seu caso em particular.

Como tratar a tosse - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a tosse, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se você estiver com muita tosse, consulte um especialista.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Thiago S.
Olá, a dica da cebola que vocês deram para aliviar a tosse foi sensacional! Em instantes minha esposa parou de tossir e dormiu como um anjo! Muito obrigado! E parabéns à equipe pelo trabalho!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thiago, muito obrigada pelo feedback! Que bom saber que resultou. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como tratar a tosse
1 de 7
Como tratar a tosse

Voltar ao topo da página