Como tratar a tosse persistente

Como tratar a tosse persistente

A causa mais comum que atribuímos à presença da tosse persistente em adultos é a combinação de um processo viral (rinovírus, adenovírus, vírus gripais ou outros) com hiper-reatividade bronquial de tosse persistente.

Ainda que raramente, a tosse persistente pode ser o primeiro sintoma de insuficiência cardíaca. Em pacientes geriátricos deve-se suspeitar de transtornos da deglutição, secundários a problemas neurológicos como Parkinson, ictus ou outros, por este motivo é importante tratar da tosse persistente quanto antes.

Passos a seguir:
1

Para identificar que estamos diante de uma tosse persistente o doutor com a ajuda do radiologista deve fazer radiografia de tórax, espirometria, teste de metacolina, testes de alergia, determinação de IgE, ou de óxido nítrico, pois são provas úteis para perfilar o problema.

2

O tratamento sempre virá marcado pelo diagnóstico. A seguir explicamos os tratamentos farmacológicos mais apropriados de acordo com o diagnóstico:

  • Asma, o tratamento será feito com corticoides e/ou bronco dilatadores inaláveis.
  • Refluxo gastresofágico: será tratado com antiácidos e medidas posturais (por exemplo, elevar a cabeceira da cama...).
  • Sinusite: serão usados preferencialmente aerossóis com corticoides, descongestionantes, mucolíticos e soro fisiológico.
  • Se estiver usando betabloqueadores ou inibidores da ECA: interromper o uso.
3

O tratamento farmacológico mais apropriado para tratar da tosse persistente é usar fármacos como omeprazol ou ranitidina, são receitados amplamente, com resultados pouco sólidos.

4

Um conselho para tratar da tosse persistente é ter uma boa mastigação e evitar «petiscar» antes de deitar-se. A tosse persistente pode ser o único sintoma de tuberculose pulmonar, que está longe de ser uma doença erradicada.

5

Outra linha de tratamento é eliminar diretamente a tosse:

  • Fármacos que atuam no sistema nervoso levam o estímulo nervoso dos receptores da tosse até o centro da tosse situado no bulbo raquidiano.
  • Fármacos que atuam sobre o centro da tosse: opiáceos como a codeína, o dextrometorfano e o dimemorfano.
  • Fármacos que atuam sobre os ramos nervosos que vão do centro da tosse aos músculos que facilitam o aparecimento da tosse. Por exemplo: o brometo de ipratopio e a desclorfeniramina

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a tosse persistente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Nos Estados Unidos houve uma moda de técnicas cirúrgicas anti-refluxo mediante laparoscopia para tratar a tosse persistente com sucesso duvidoso e que atualmente estão sendo restringidas.
  • Outras causas de tosse são: lesões na laringe, bócio intratorácico, tumores bronquiais benignos, polimialgia reumática, síndrome de Tourette, etc.
  • É preciso ter cuidado porque alguns pacientes hipertensos que tomam algum fármaco do grupo de inibidores da enzima conversor da angiotensina (IECA) têm sintomas parecidos.