Como tratar a uretrite

Como tratar a uretrite

A uretrite é a designação dada à inflamação da uretra, quer na mulher quer no homem. É comum a designação uretrite não-gonocócica, quando as causas que levam à uretrite não se relacionam com a presença de gonorreia, podendo relacionar-se na sua maioria com a infecção por clamídia. Apesar de em muitos casos a causa não ser identificada, a inflamação da uretra pode relacionar-se com a presença de um cateter ou com a utilização de cremes ou sabonetes na área genital.

Como pode saber se tem uretrite?

A uretrite apresenta sintomas diferentes nos homens e nas mulheres, sendo comum a ambos os sexos a dor ao urinar, a necessidade de urinar frequente e a irritação da uretra. A irritação da uretra pode ser um sinal de uma infecção sexualmente transmissível, pelo que é importante despistar possíveis doenças para evitar a transmissão a outras pessoas.

Tratamento da uretrite

Quando a causa da uretrite é bacteriana, esta é geralmente tratada com o recurso a antibióticos, sendo estes também usados quando a uretrite tem diferentes causas como a irritação devido a produtos de higiene. Os remédios frequentemente usados nesta infecção são o antibiótico Azitromicina e a Doxiciclina, variando a escolha do tipo de antibiótico em função do paciente. Apesar de nem todas as causas da uretrite se relacionarem com a transmissão sexual, deve evitar-se o contato sexual durante o tratamento para prevenir o contágio do parceiro(a).

Prevenção

Como a maioria dos casos de uretrite são causados por infecções sexualmente transmissíveis, pode evitar a transmissão ao praticar sexo seguro. Por outro lado e relativamente a outras causas, a uretrite pode ser prevenida ao beber muita água durante o dia, idealmente, pelo menos 1,5L, ao urinar frequentemente e a não reter a urina. No caso das mulheres, urinar após o sexo pode reduzir o risco de infecção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a uretrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.