Urticária

Como tratar a urticária naturalmente

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 6 agosto 2018
Como tratar a urticária naturalmente
Imagem: ramsessecxxi.blogspot.pt

A urticária é uma condição de pele, em que surgem manchas vermelhas elevadas em todo o corpo. Esta condição pode dever-se a fatores alérgicos, seja a alimentos ou a medicamentos. Quando o corpo entra em contato com estes desencadeadores, a pele liberta uma substância chamada de histamina, sendo esta responsável pela reação alérgica. A urticária pode se de diferentes graus e pode associar-se a uma doença mais grave, a angioedema. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tratar a urticária naturalmente.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a urticária

Passos a seguir:

1

A urticária pode aparecer em qualquer parte do corpo, inclusive no rosto e pode desaparecer e voltar a aparecer em minutos ou horas, de forma aleatória. Esta condição de pele tem como sintomas coceira e manchas avermelhadas inchadas na pele, com bordas bem definidas. Se a urticária não for muito leve, pode até não precisar de tratamento, desaparecendo sozinha. No entanto, existem alguns tratamentos caseiros para ajudar a aliviar a coceira e o inchaço.

2

Um bom remédio caseiro para o tratamento da urticária é o cataplasma de argila com gel de aloe vera (babosa) e óleo essencial de hortelã-pimenta. Para fazer esta precisará de:

  • 2 colheres de sopa de argila cosmética;
  • 30 ml de gel de aloe vera;
  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Misture tudo muito bem e aplique nas zonas da pele em que tem as manchas e deixe atuar por cerca de 20 minutos. De seguida, enxague com água e seque sem esfregar, dando apenas uns ligeiros toques.

3

Outro remédio caseiro que pode experimentar para aliviar a dor e a coceira são os banhos de aveia. Para isso, encha a banheira com água morna e coloque e coloque 200 gramas de farinha de aveia e 10 gotas de óleo essencial de alfazema. Faça um banho de imersão durante cerca de 20 minutos e notará que a coceira diminuirá.

4

Também pode fazer uma esfoliação com sais Epsom nas zonas do corpo afetadas com urticária. Para isso, misture num recipiente 50 ml de óleo de amêndoas e 1 colher de sopa de sais Epsom. Deverá aplicar o resultado nas zonas afetadas fazendo movimentos suaves e circulares e, depois enxaguar com água morna.

5

Beba infusões de ervas, como a camomila e a menta cerca de 2 a 3 vezes por dia. Estas duas ervas ajudam a acalmar os nervos (uma das causas que pode agravar a urticária) e a remover a irritação e desconforto causados pela urticária.

6

Aplicar compressas de leite frio sobre as áreas afetadas pela urticária, também poderá ajudar a aliviar a coceira.

Dica: Confira também os melhores remédios caseiros para erupções cutâneas nesse artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a urticária naturalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Evite expor-se a substâncias que poderão despoletar estar reações alérgicas.
  • Perante a presença de urticária, consulte o seu médico para fazer um teste de alergia.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ramsessecxxi.blogspot.pt
Como tratar a urticária naturalmente