Como tratar afta na garganta

Como tratar afta na garganta
Imagem: avozdevalenca.wordpress.com

Você algum dia já sentiu uma feridinha surgir na sua boca, língua ou até mesmo na garganta? Pode ser uma afta! Elas são pequenas lesões que podem ser dolorosas, mas a boa notícia é que tem tratamento, que muitas vezes pode ser até caseiro. Está com afta na garganta e não sabe como tratar? Então fique atento as dicas aqui em umComo.com.br!

Passos a seguir:
1

Tratando a afta com remédios caseiros:

A afta na garganta pode ser tratada em casa, uma das formas mais simples e comuns são os gargarejos com água morna e sal, ou até mesmo com água oxigenada. Além disso, se você quer que sua afta vá embora de uma vez por todas, é essencial que você utilize antisséptico bucal sempre após as escovações, dessa forma você mantém a sua boca e garganta livre de bactérias e fungos que podem ser percursores das aftas.

Outro gargarejo poderoso para eliminar a afta na garganta é utilizar água morna acrescida de bicarbonato de sódio, essa combinação simples pode diminuir o PH da sua boca, fazendo com que o agente causador da sua dor de garganta desapareça, pois não encontrará mais condições para se manter na sua garganta, devida a baixa acidez da boca.

2

Quais os cuidados que devo ter?

Durante o período que você estará fazendo tratamento das aftas, seja caseiro ou com algum medicamento receitado por um médico, existem alguns cuidados que você deve tomar.

Um dos cuidados envolve a alimentação, é importante evitar alimentos ácidos como frutas ácidas (laranja, kiwi, etc.); diminuir o consumo de café e refrigerantes.

Vale a pena investir em um consumo de alimentos ricos em vitaminas B e C, pois aumentam sua imunidade e podem ajudar na luta contra as aftas.

3

Se as aftas persistirem?

Se você fez os gargarejos, e não viu nenhum resultado positivo na diminuição das aftas na sua garganta, procure um médico. Com certeza ele irá te recomendar um anti-inflamatório, corticoides, ou algum outro remédio que faça com que o agente causador da afta vá embora.

Normalmente as aftas duram de 10 dias a um mês, e podem reaparecer se sua imunidade estiver baixa. O importante é sempre procurar um profissional caso as aftas persistam, a administração de um vitamínico do complexo B também pode ajudar a fazer com que a afta desapareça.

Imagem: sintomasedicas.com
4

Se nenhum dos tratamentos de afta der resultado, você terá que passar pelo tratamento na garganta, de forma mais profunda. Uma opção é a eliminação da afta com laser de baixa potência, ou até mesmo a cauterização da afta utilizando nitrato de prata. Mas esse tipo de tratamento quem irá lhe encaminhar é um médico, depois de ter tentado várias alternativas e estudado o seu caso.

Esperamos que esse texto tenha ajudado você a solucionar suas dúvidas sobre como tratar aftas na garganta!

Veja também: Como tratar inflamação no céu da boca

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar afta na garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas? Então não esqueça de comentar!