Partilhar

Como tratar anemia microcítica

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar anemia microcítica

Existem diferentes tipos de anemia, sendo que as causadas por deficiência de ferro são as mais comuns. Para saber como tratar anemia microcítica, o umComo.com.br vai dar algumas dicas que vão além dos suplementos de ferro para evitar que o problema se torne recorrente, bem como explicar mais sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Sintomas de anemia microcitica
Passos a seguir:
1

De forma geral, a anemia consiste na falta de células sanguíneas vermelhas ou hemoglobina circulando pelo organismo. Com isso, menos oxigênio é transferido aos órgãos, o que origina um dos sintomas mais comuns do problema: o cansaço excessivo. Porém, existem diferentes formas de classificar essa doença, sendo que uma delas se refere ao tamanho dos glóbulos vermelhos. Quando eles estão com tamanho reduzido, a anemia se chama microcítica.

Como tratar anemia microcítica - Passo 1
Imagem: leonhardt-praxis.de
2

Há distintos tipos de anemia microcítica, sendo que a mais comum é a causada pela deficiência de ferro no organismo, a anemia ferropriva ou ferropênica. Quando o problema surge, significa que a pessoa não está comendo alimentos ricos em ferro na quantidade suficiente ou que está com algum distúrbio na absorção do mineral. Vale lembrar que o ferro é uma parte essencial da hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos que é responsável por transportar o oxigênio.

3

Mesmo que basicamente a falta de ferro na alimentação seja a responsável por esse tipo de anemia, é preciso ressaltar que as mulheres que estão na fase pré-menopausa, ou seja, que menstruam, estão mais propensas a ter a anemia ferropênica. Isso explica porque existem menos casos de homens com esse problema, embora mulheres que já passaram pela menopausa também podem ter a anemia, o que pode ser explicado por lesões com sangramento no intestino.

4

Já quando há deficiência de ferro, mas a anemia não se manifesta, pode haver redução no desenvolvimento escolar, principalmente, em adolescentes do sexo feminino. A anemia microcítica pode surgir ainda por outros motivos que não seja a deficiência de ferro, porém, são casos bem raros, motivados por talassemia (doença hereditária que causa defeito na síntese de hemoglobina) e hemossiderose (acúmulo de hemossiderina – pigmento ferroso – nos tecidos).

5

A maneira mais comum de saber se uma pessoa está com anemia é com um exame de sangue, sendo que ele é indicado quando o paciente está com fadiga profunda. Falta de ar, palpitações, transpiração e palidez mostram que o problema já está grave. Na hora de tratar a anemia microcítica, o médico pode prescrever suplementos à base de ferro, se achar necessário. Em casos leves, é possível melhorar o quadro com uma alimentação adequada, lembrando que alguns dos alimentos ricos em ferro são as leguminosas, as folhas verdes escuras, as carnes vermelhas e o ovo. No nosso artigo poderá encontrar uma lista dos alimentos ricos em ferro.

Imagem: fashionmind.eu
6

Se houver a necessidade de suplementação é preciso seguir as recomendações do especialista, que vai indicar a dosagem necessária para cada paciente. A recomendação é que o produto seja ingerido entre as refeições e não muito próximo a elas, sendo que pode levar cinco dias para o paciente dar os primeiros sinais de melhora. No entanto, evitar a anemia é o melhor caminho, pois o suplemento pode causar efeitos colaterais, como náusea, vômito, diarreia e constipação. Para isso, não hesite em conferir as dicas que temos para si sobre como prevenir a anemia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar anemia microcítica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Como tratar anemia microcítica
Imagem: leonhardt-praxis.de
Imagem: fashionmind.eu
1 de 3
Como tratar anemia microcítica

Voltar ao topo da página