Como tratar as escaras

Como tratar as escaras
Imagem: helpguide.org

As escaras ocorrem quando a pressão contínua sobre a pele é excessiva devido à fricção, por exemplo em pessoas que sejam obrigadas a passar o tempo todo na cama sem mudar de posição. Uma escara pode ocorrer quase em qualquer parte do corpo, mas no geral são as costas, glúteos, joelhos, ombros e a cabeça as zonas mais afetadas. Embora em certas ocasiões seja difícil de as prevenir, as escaras podem ser tratadas com o tratamento adequado da zona afetada, de maneira que recomendamos-lhe que consulte o médico e siga as recomendações deste artigo de umComo sobre como tratar as escaras.

Vai precisar de:
  • Solução salina
  • Ligaduras frescas que não se peguem
  • Creme ou pomada para cicatrização de feridas
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que as escaras passam por diversas fases, elas iniciam-se com uma lesão superficial mas que costuma implicar na posterior perda de tecido e inclusive podem ficar mais profundas até ao osso. É por isso que este tipo de feridas abertas requerem uma supervisão médica constante e que seja pessoal qualificado quem se responsabilize por realizar o curativo.

2

Assim, o que deveremos fazer em casa será manter limpa a área onde está ocorrendo uma escara para evitar assim a proliferação de bactérias que podem causar uma infeção. Para isso, devemos lavar bem a zona com água e, se desejar, com sabão neutro que poderá encontrar em farmácias. Depois deverá secar a escara desde o centro da ferida até às bordas com uma gaze estéril para retirar totalmente a umidade.

3

Uma vez que a pele esteja limpa e seca, deverá aplicar um curativo sobre as escaras para manter a zona esterilizada e facilitar a curação da ferida. Será necessário substituir o curativo com frequência para prevenir as infeções que piorariam as escaras.

4

No caso das escaras piorarem e se iniciar um processo de morte celular que implicará lesões complicadas, deverá ser uma enfermeira ou médico quem procederá à realização do curativo necessário para tratar as escaras. Sob qualquer circunstância deverá aplicar nenhum tipo de creme ou solução antisséptica se não tiver sido receitada por o pessoal profissional.

5

Sobre como tratar as escaras em pessoas que passam muito tempo na cama ou na mesma posição, será importante seguir estas recomendações:

  • Virar a pessoa que estiver na cama.
  • Supervisionar com regularidade as zonas mais propensas ao aparecimento de escaras: zona lombar, cotovelos, ombros, parte detrás da cabeá, joelhos, tornozelos, calcanhares,...
  • Colocar almofadas debaixo destas zonas para reduzir a pressão.
  • Manter a pele limpa e seca.
  • Mudar a roupa de cama com frequência.
  • Usar roupa adequada, nem demasiado larga nem excessivamente justa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as escaras, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Evite o uso de antisséptico e sabões para o tratamento de escaras por pressão. Estes agentes costumam causar danos no tecido infetado.