Como tratar as úlceras varicosas

Como tratar as úlceras varicosas

As úlceras varicosas são úlceras mais ou menos profundas que se localizam no interior de uma veia. Geralmente são geradas por uma insuficiência venosa crônica, tratando-se de uma doença que predomina nas mulheres, especialmente a partir dos 30 anos. A profundidade da úlcera varicosa é variável, e às vezes pode estar coberta por um exsudato. Embora na maior parte dos casos se trate de uma condição grave, pode gerar incômodos e afetar a aparência estética das pernas, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como tratar as úlceras varicosas e melhorar os seus sintomas.

Passos a seguir:
1

As úlceras varicosas costumam se produzir por um defeito no funcionamento das válvulas unidirecionais localizadas nas veias, este faz com que o sangue se acumule na veia inflamado-se e dando lugar a esta condição. Outros causadores desta condição são as alterações nas veias comunicantes, nas veias profundas ou na parede venosa.

Alguns fatores de risco aumentam a possibilidade de sofrer de úlceras varicosas:

  • Ser mulher, pois esta condição é mais comum no sexo feminino.
  • Contar com uma idade avançada.
  • Ter antecedentes familiares com esta condição ou ter varizes.
  • Sofrer de obesidade.
  • Passar de forma frequente muito tempo do dia sentado ou de pé.
2

Perante uma úlcera varicosa é importante consultar um médico, pois por vezes as dores e incômodos requerem a ingestão de medicamentos analgésicos. Do mesmo modo é prudente que um especialista revise a zona e nos dê as recomendações profissionais para uma rápida recuperação.

Ao tratar das úlceras varicosas em casa, é necessário manter a lesão bem limpa de qualquer agente externo, deste modo evitaremos infeção e complicações. Recomenda-se lavar a úlcera duas vezes ao dia com água e sabão neutro. Em seguida, a zona deverá ser limpa com soro fisiológico em uma gaze.

3

Tapar a lesão com um patch apropriado para úlceras varicosas ajudará a manter a lesão protegida, minimizando a possibilidade de infeções. Ao mesmo tempo é necessário comprimir a úlcera com bandagens apropriadas para evitar que o sangue estanque nesta zona gerando complicações maiores.

4

Elevar as pernas ligeiramente ajudará a facilitar a circulação e a diminuir os incômodos da úlcera varicosa, fomentando uma recuperação mais rápida. É recomendável não deixar o membro pendurado para não afetar a circulação.

5

Será necessária a aplicação de antissépticos para evitar ao máximo a infeção, por este motivo a opinião de um profissional é muito importante no tratamento das úlceras varicosas. Adicionalmente, e se não se fizerem mudanças no estilo de vida, as úlceras varicosas podem aparecer novamente, por isso é importante preveni-las com algumas medidas:

  • Seguir uma dieta equilibrada e saudável, consumindo frutas diariamente, vegetais e carnes magras sem abusar dos doces, álcool ou confeitaria. Em pacientes com obesidade, a perda de peso é fundamental.
  • Evitar o sedentarismo realizando exercício físico moderado diariamente: caminhar, nadar, andar de bicicleta, usar a elíptica. Qualquer atividade que lhe permita estar em movimento reduzirá a possibilidade de que estas lesões apareçam novamente.
  • Devem ser limitadas aquelas atividades que o obriguem a passar muito tempo de pó ou sentado. Nestes casos os passeios curtos são bastante recomendáveis.
  • É importante favorecer a circulação realizando mudanças na temperatura da água. Um jato de água fria nas pernas depois de um banho é muito benéfico.
  • Siga todas as instruções do seu médico para evitar complicações.
6

Existem soluções cirúrgicas para as úlceras varicosas que podem melhorar notavelmente a sua qualidade de vida. Para mais informações consulte o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as úlceras varicosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.