Como tratar as varizes com remédios caseiros

Como tratar as varizes com remédios caseiros

As varizes ocorrem devido a um inchaço das veias, o que acontece devido a uma má circulação do sangue que aumenta a pressão nas paredes das veias e as deforma. Costumam aparecer nas pernas e é mais frequente serem as mulheres a tê-las, mas também acontece nos homens e tornam-se bastante dolorosas. Por isso, é importante, especialmente com o passar dos anos, prevenir o aparecimento das varizes. Mas quando já é demasiado tarde para isso e já apareceram, deve saber como tratar as varizes com remédios caseiros. Por isso neste artigo de umComo damos-lhe algumas dicas.

Passos a seguir:
1

Um dos remédios caseiros mais comuns para combater as varizes é o aloe vera (babosa). Pode aplicar diretamente esta planta sobre as varizes, massageando sobre a área afetada, ou fazendo uma mistura com cenoura e um pouco de vinagre de maçã. Pode ver aqui como aliviar as varizes com aloe vera.

2

Outra boa solução para tratar as varizes consiste em fazer massagens calmantes com óleos essenciais. Deverá começar pelos tornozelos, massageando com as palmas das mãos e ir subindo até às coxas, deste modo estará facilitando a circulação sanguínea e evitará assim a obstrução das veias.

3

Outra opção para tratar as varizes consiste em ferver 50 gr de casca de castanha da índia num litro de água, durante cerca de 10 minutos. Passado este tempo, deverá escorrer a preparação e beber o líquido resultante, uma vez que ajudará a melhorar a circulação do sangue.

Entre as múltiplas propriedades benéficas da castanha da índica, destaca-se o fato de ajudar a fortalecer as artérias e a evitar a formação de edemas, que é precisamente a causa do aparecimento das varizes.

4

Além disso, as infusões de cavalinha também são benéficas para os problemas de veias inflamadas, porque ajudam a combater a retenção de líquidos. Da mesma forma, pode aplicar cataplasmas de cavalinha sobre a área afetada pelas varizes, para reduzir a inflamação destes vasos sanguíneos.

5

É sabido por todos que um dos alimentos que melhoram a circulação sanguínea é o alho, uma vez que protege a artéria aorta que é a responsável por distribuir o sangue desde o coração. Assim, será bom incluir o alho na sua alimentação diária e inclusive optar por suplementos à base deste alimento ou preparar cataplasmas para os colocar sobre as varizes. Neste último caso, terá que esmagar o alho e misturá-lo com álcool para assim conseguir uma pasta que deverá aplicar na zona afetada com a ajuda de uma gaze esterilizada.

6

É importante referir que estes conselhos podem ajudá-lo no seu tratamento contra as varizes, mas deve saber que não desaparecerão por completo, uma vez que a única forma de as eliminar é passar por uma cirurgia. Também pode ser útil para você saber:

  • Como disfarçar as varizes
  • Os melhores exercícios para as varizes

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as varizes com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • É importante que tenha uma vida ativa para ativar a sua circulação sanguínea.
  • Siga uma dieta equilibrada.