Dor articular

Como tratar bursite

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar bursite
Imagem: vivomaissaudavel.com.br

No interior de nossas articulações existem pequenas bolsas de líquido chamadas bursas, que têm como finalidade reduzir o atrito entre ossos, tendões e músculos. Devido a lesões por esforço, artrites, movimentos repetidos e excessivos de articulações ou traumatismos estas bolsas podem sofrer uma inflamação e a isso dá-se o nome de bursite. Se quer descobrir como tratar a bursite, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como tratar a bursite do cotovelo

Índice

  1. Sintomas da bursite
  2. Tratar a bursite
  3. Tratar a bursite com alimentos
  4. Prevenir a bursite

Sintomas da bursite

Bursites podem surgir em qualquer área do corpo em que se encontram articulações, mas geralmente ocorrem nos ombros, cotovelos, joelhos e calcanhares. Uma bursite em estado avançado é fácil de identificar pelo inchaço que cria na região afetada e tom avermelhado. Além disso também provoca dor nas articulações, calor, rigidez e sensibilidade. Em caso de dúvida pode solicitar-se uma radiografia ou ultrassonografia para detetar o problema.

Como tratar bursite - Sintomas da bursite
Imagem: emagrecerevitoria.blogspot.pt

Tratar a bursite

Repouso ou imobilização da área afetada acompanhado de aplicação de gelo é a primeira solução à qual se deve recorrer. De seguida recorra a um médico que o possa ajudar e prescrever a toma de anti-inflamatórios, de forma aliviar as dores e a inflamação. Iniciar exercícios fisioterapêuticos orientados por um profissional ou um tratamento de acupuntura também são alternativas a ter em conta. Em último caso será necessário extrair o líquido da bursa e injetar corticoides, porém este não é um procedimento comum.

Como tratar bursite - Tratar a bursite
Imagem: vivabem.band.uol.com.br

Tratar a bursite com alimentos

Os alimentos que ingerimos têm efeitos em nosso organismo e neste caso alguns deles podem ajudá-lo a recuperar de uma bursite. Assim sendo recomenda-se que reforce a ingestão de alimentos ricos em vitamina B12, cálcio e magnésio, como a banana, aveia, laticínios e grão de bico e que se alimente várias vezes de mamão e papaia, pois estes frutos possuem propriedades anti-inflamatórias.

Como tratar bursite - Tratar a bursite com alimentos
Imagem: saude.sapo.pt

Prevenir a bursite

De forma a evitar a bursite deve sempre realizar alongamentos antes de praticar exercício físico, fazer pausas durante a realização de movimentos repetitivos e de longa duração e manter sempre uma boa postura corporal. Não se aflija se notar sintomas de bursite em seu corpo: este é um problema relativamente normal para quem pratica desporto com frequência e, como já vimos, tem solução.

Como tratar bursite - Prevenir a bursite
Imagem: blogdasaude.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar bursite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vivomaissaudavel.com.br
Imagem: emagrecerevitoria.blogspot.pt
Imagem: vivabem.band.uol.com.br
Imagem: saude.sapo.pt
Imagem: blogdasaude.com.br
1 de 5
Como tratar bursite