Partilhar

Como tratar Cáries

Por Nicolas Santos. Atualizado: 9 dezembro 2019
Como tratar Cáries
Imagem: portaldascuriosidades.com

As cáries são bactérias que se acumulam no dente, causando a sua destruição ao longo do tempo. A causa da cárie é a falta de higiene bucal, que leva ao acúmulo de restos de comida e afins nos dentes, acabando por possibilitar a formação de cáries, que se alojam e alimentam dos detritos nos dentes, causando a destruição deles ao longo do processo.

A cárie possui alguns sintomas como a dor de dente, mas as vezes também é possível observar pontinhos pretos no dente, mesmo após a escovação. Desta forma, vale a pena estar de olho caso você sinta dor nos dentes. Neste artigo, umComo explica como tratar Cáries.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho cáries
Passos a seguir:
1

É normal que o nível de pH na boca caia, ou seja, se torne ácido, quando uma pessoa tem cáries. Desta forma, é recomendado alcalinizar a boca aplicando um pouco de bicarbonato de sódio na escova de dentes ou num copo d'água, numa proporção de uma parte de bicarbonato para cada 7 de água.

Este procedimento não deve ser realizado mais do que uma vez a cada dois dias, assim como quando a pessoa acabou de ingerir algo muito ácido, como uma limonada ou abacaxi, por exemplo. Assim como quando perceber que as gengivas estão inflamadas, para evitar outros problemas.

2

A seguir, vamos deixar alguns ingredientes que podem ser adicionados à solução caseira para enxague bucal, em casos de cárie. Existem alguns ingredientes que podem ser adicionados, praticamente todos podem ser misturados entre si sem problemas, mas alguns devem ser evitados se a solução for para crianças com cárie, mas avisaremos neste caso. Considerando uma mistura de 100 ml de água mineral, podemos adicionar:

  • 1 gota de óleo essencial de canela
  • 3 gotas de óleo essencial de tomilho
  • 3 gotas de óleo essencial de menta
  • 3 gotas de óleo essencial de árvore de chá
  • 10 gotas de óleo essencial de menta
  • 40 gotas de licor

Se for utilizar a solução para crianças pequenas, evite adicionar licor ou menta. A mistura deve ser armazenada e conservada em lugar fresco. É recomendado fazer uma solução com mais de 100 ml, já que ela terá de ser utilizada mais de uma vez, mesmo que para o enxague 100 ml bastem. O enxague com esta mistura pode ser feito duas vezes ao dia, uma de manhã e outra no fim da tarde.

3

Geralmente em casas de produtos naturais e herbolários é possível encontrar soluções para enxague para cáries em frascos, incluindo frascos de água marinha. A água do mar, de locais limpos, é muito boa para ser utilizada em casos de cáries, pois além de ser alcalina, contém minerais à medida de necessidade do nosso corpo.

Como tratar Cáries - Passo 3
4

Uma boa receita para eliminar cáries é enxaguar a boca com água salgada, como dissemos, misturando um pouco de sal de cozinha em 150 ml de água. Se por acaso você vive perto de praias (limpas), você pode, com um copo plástico ou qualquer outro recipiente limpo, pegar um pouco de água do mar e fazer um enxague bucal. O sal ajuda a matar as bactérias.

No entanto, é muito fácil evitar as cáries, bastando cuidar da higiene bucal e realizar uma escovação correta dos dentes ao menos três vezes do dia. Além de evitar o consumo exagerado de doces.

Veja também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar Cáries, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Nem sempre a cárie apresenta sintomas, desta forma, é recomendado ir ao menos uma vez por ano ao dentista
  • Evite o consumo de açúcar em demasia
  • Escove os dentes ao menos três vezes por dia, se você já tem cáries, utilize creme dental com flúor
  • Os indivíduos que tem cáries devem escovar o dente sempre que comer alguma coisa, não apenas depois das principais refeições do dia

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar Cáries
Imagem: portaldascuriosidades.com
1 de 2
Como tratar Cáries

Voltar ao topo da página