Como tratar crianças como o síndrome de Down

Como tratar crianças como o síndrome de Down

O Síndrome de Down é um dos defeitos de nascimento mais comuns na atualidade, estima-se 1 em cada 700 crianças no mundo que nascem com esta deficiência. Este Síndrome tem uma causa biológica, e pode-se diagnosticar precocemente, não tem cura nem existem formas de o prevenir. Dentro das principais características, encontra-se um certo grau de deficiência intelectual e certos problemas de saúde associados a este síndrome, como por exemplo, deficiência cardíaca, problemas na visão, entre outros. O nível de gravidade destes problemas, dependerá do grau de deficiência que apresenta a criança. O Síndrome de Down não é uma doença mas sim uma condição, e como condição, não necessita de nenhum tipo de tratamento médico propriamente dito mas sim da intervenção de profissionais especializados no tema para incentivar um desenvolvimento adequado, além dos problemas de saúde que acarreta.

Passos a seguir:
1

Informe-se sobre o tema para poder compreender um pouco mais o seu filho. É importante que esteja consciente de tudo o que implica este síndrome para que, desta forma, possa atuar em consequência. Visite a página web www.fsdown.org.br onde encontrará a informação necessária.

2

Visite o médico para controlar a saúde do seu filho. Devido aos problemas de saúde associados ao síndrome de Down, é importante ter um controlo da sua saúde para poder intervir atempadamente.

3

Incentive o seu filho. É importante incentivá-lo em todas as atividades possíveis, ora seja ir a uma instituição desportiva, fazer trabalhos manuais, incentive atividades com os seus companheiros. Ajude-o com a tarefa, e dedique-lhe uma parte do dia para brincar com ele. É fundamental o incentivo que a família possa dar à criança.

4

Fale com os adultos que interagem com o seu filho. É fundamental ter contato com todos os adultos que se relacionam com o seu filho nas diversas atividades, ora seja a sua professora da escola, de ginástica, etc. Demonstre-lhes que está envolvida e transmita-lhes a importância de a informarem sobre a evolução do seu filho. Construa confiança entre ambas para poderem trabalhar em equipa para o bem do seu filho.

5

Demonstre o seu amor. As crianças que têm síndrome de Down costumam ser muito carinhosas com todas as pessoas. Demonstre-lhe o seu carinho, transmita-lhe amor e tranquilidade. Fale com os restantes membros da família para que não reprimam a sua demonstração de carinho, mas sim que o incentivem.

6

Incentive a sua independência. É importante que as crianças tomem certas decisões, como o resto das crianças, sobre determinadas situações, como por exemplo que roupa vestir, que filme ver.

7

É importante reforçar a sua autoestima e o seu sentimento de segurança, tem que incentivar a ter confiança em si próprio, isso irá ajudá-lo a tratar as crianças com síndrome de Down.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar crianças como o síndrome de Down, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Fale com um médico para saber como tratar em detalhe as crianças com síndrome de Down.