Partilhar

Como tratar da pele com úlceras de decúbito

Uma úlcera de decúbito ou escara, é uma área da pele que se rasga pela pressão constante sobre a pele. Estas úlceras costumam ocorrer em partes da pele próximas dos ossos ou articulações. Por exemplo, as úlceras de decúbito ocorrem nos calcanhares, quadris, ombros, costas e na parte posterior da cabeça. Você está em risco de ter uma úlcera por pressão se estiver acamado, em cadeira de rodas, for de idade avançada ou tiver uma condição crônica como a diabetes, ou também, problemas vasculares que causam má circulação. Uma pele frágil, a incontinência urinária ou problemas no nível do intestino pioram o problema.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como tratar a úlcera no estômago
Passos a seguir:
1

Alivie a pressão sobre a zona afetada. Mude de posição com frequência e use travesseiros, almofadas e pele de ovelha para aliviar a pressão. Verifique sua pele, ou a pele do seu paciente, e procure áreas avermelhadas que não voltam a uma cor normal quando se muda de posição. Esta manifestação é a primeira etapa de uma úlcera por pressão.

2

Mantenha a pele muito limpa e aplique uma loção com frequência. No entanto, não massageie a zona, porque a pele é frágil e massagear pode danificar o tecido.

3

Limpe a área onde se desenvolveu uma úlcera. Se houver uma bolha ou cratera na pele, lave suavemente com solução salina para eliminar o tecido morto solto. Seque a área com uma gaze estéril.

4

Melhore a nutrição para acelerar o processo de cura. Coma frutas, verduras e proteínas para proporcionar os componentes básicos para a regeneração de tecidos.

5

Aplique uma gaze especial para as úlceras por pressão, que mantenha a umidade da úlcera e o tecido circundante seco.

6

Tome vitaminas e minerais e fale com seu médico a respeito de qualquer outro nutriente que deva tomar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar da pele com úlceras de decúbito, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Como as úlceras por pressão podem progredir rapidamente se não forem tratadas, consulte seu médico assim que perceber que pode ter o início de uma úlcera por pressão. Siga as instruções do médico para o tratamento das úlceras.
  • A maioria das úlceras por pressão é evitável. Se você está em risco de contrair úlceras por pressão, tenha muito cuidado com a sua pele e mude de posição frequentemente.
  • Recursos comuns como o iodo, peróxido ou fécula de milho, podem ser muito irritantes para a pele frágil. Em vez de um autotratamento com remédios caseiros deste tipo, consulte seu médico a respeito de pós, cremes e unguentos que podem ajudar.
  • Não utilize almofadas em forma de anel, porque na verdade acrescentam mais pressão e podem piorar a condição.

Escrever comentário sobre Como tratar da pele com úlceras de decúbito

Voltar ao topo da página