Como tratar da psoríase com remédios naturais

Como tratar da psoríase com remédios naturais
Imagem: revistamundonatural.com

A psoríase é uma condição cutânea muito frequente que provoca em quem sofre dela o aparecimento de manchas vermelhas avultadas cobertas por descamações, irritação, coceira e dores. É causada pelo mau funcionamento do sistema imunológico e pelo excesso de produção de células cutâneas, as responsáveis pela renovação das camadas da pele. As lesões ou feridas que a psoríase causa costumam aparecer nos cotovelos, nos joelhos, nas costas, no couro cabeludo e nas nádegas, mesmo que também possa afetar outras partes do corpo. Caso se sofra desta condição de pele é necessário ir ao médico e seguir o tratamento que ele indicar, mas, como complemento, também podemos recorrer a verdadeiros remédios naturais para tratar da psoríase. Neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe alguns deles.

Passos a seguir:
1

Uma planta excelente para tratar condições de pele e, entre elas, a psoríase é a babosa, mais conhecida como aloe vera. Ajuda a regenerar os tecidos da derme e alivia a coceira e a pele escamosa causadas pela psoríase. Você pode aplicar sobre a zona afetada um gel de aloe vera e inclusive o suco extraído diretamente da folha da babosa. Além disso, sua pele estará mais hidratada.

Imagem: plantasmorenal.blogspot.com
2

A aveia é um cereal com excelentes benefícios para a pele e muito usado para acalmar os sintomas de doenças cutâneas como a psoríase. Para aproveitá-la como remédio natural você pode aplicar um creme hidratante à base de aveia nas zonas com psoríase ou optar por um banho de água morna com aveia, perfeito para aliviar as coceiras e combater o ressecamento da pele. Adicione à água da banheira uma xícara de aveia bem moída e fique dentro pelo menos 15 minutos.

Imagem: ella.paraguay.com
3

Outro remédio natural para tratar da psoríase que costuma ser eficiente é aplicar uma espécie de creme caseiro à base de abacate e camomila. Se quiser conferir os resultados, extraia a polpa de meio abacate e bata no liquidificador junto com 1/4 de um chá de camomila. Quando tiver obtido uma mistura homogênea, aplique-a e espalhe sobre as áreas afetadas.

Imagem: blog.jardineriamarve.net
4

Há determinadas infusões de ervas que, em modo de uso externo, surgem como bons remédios caseiros para a psoríase e outras condições de pele. Entre elas, destacam-se a cavalinha, a bardana e o dente-de-leão. Você só precisa preparar uma infusão de alguma destas ervas e aplicá-la com a ajuda de um algodão, como uma loção sobre a pele irritada e avermelhada pela psoríase.

Imagem: infusionesmedicinales.com
5

A água do mar é benéfica para tratar da psoríase graças aos sais e íons que contém, por isso, se você mora perto do mar, desfrute de um banho e aproveite suas magníficas propriedades. Se não for assim, uma boa solução é acrescentar na água morna da banheira um punhado dos chamados 'sais de Epsom', sais curativos que ajudam a controlar o inchaço e a aliviar a psoríase na pele.

Imagem: evamuerdelamanzana.com
6

Se quiser ver outros remédios naturais para a psoríase, consulte em umComo os seguintes artigos:

  • Como tratar a psoríase com flores de bach
  • Como tratar o eczema e a psoríase com chá
7

Além disso, para minimizar os sintomas da psoríase é conveniente evitar o estresse, não coçar as lesões causadas pela condição, beber muita água para ficar bem hidratado e seguir uma alimentação rica em vegetais, frutas e que inclua alimentos ricos em ômega 3.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar da psoríase com remédios naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.