Como tratar de uma costela quebrada

Como tratar de uma costela quebrada

Depois de uma queda, acidente ou golpe é possível que as nossas costas acabem por sofrer uma lesão, uma fissura e até mesmo, no pior dos casos uma fratura. Uma costela quebrada requer cuidados especiais para evitar possíveis problemas respiratórios, no entanto não existe uma forma de acelerar a união das partes quebradas pelo que o repouso e a atenção serão fundamentais. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas de uma costela quebrada e como cuidar dela de forma adequada.

Passos a seguir:
1

Embora possa parecer muito grave, a verdade é que uma fratura de uma costela é uma lesão menor que não representa problemas maiores a menos que a nossa capacidade respiratória seja afetada. Quando se trata de lesões graves ou lesões que envolvem mais de três costelas quebradas, então é provável que precise de hospitalização e observação médica para garantir que esta condição não possa colocar em perigo o bem-estar de outros órgãos.

2

Muitas vezes as pessoas demoram a detectar que têm uma pequena lesão torácica. Os sintomas de costelas partidas ou fissuradas são:

  • Dor ou desconforto ao respirar profundamente, a mesma coisa quando se move o tronco, tocar na área ou agachar-se.
  • Ao deitar-se sobre o lado lesionado também é provável que sinta desconforto.

Se sofreu um grande golpe ou um acidente e se suspeita que tem uma ou mais costelas quebradas, deverá ir imediatamente a um hospital para fazer uma análise oportuna e confirmar o diagnóstico, pois será necessária a opinião médica para confirmar se a fratura coloque em perigo os pulmões ou qualquer outro órgão.

3

Dependendo da gravidade da fratura terá de ficar sob observação médica para garantir que os seus pulmões e coração não estão em perigo. As complicações neste tipo de casos residem fundamentalmente na dificuldade para respirar que alguns pacientes podem ter, se não é o seu caso então poderá ser-lhe dada alta e continuar com os cuidados em casa.

4

Não existe um tratamento mágico, com gesso, para curar as costelas quebradas. A primeira recomendação é descansar e evitar todas aquelas atividades que impliquem movimentos bruscos na área, o repouso é fundamental para se curar.

Deverá evitar fazer esportes, dançar, correr, levantar-se de forma violenta, rodar o tronco e realizar qualquer outra atividade que lhe gere dor e que possa aumentar os incômodos.

5

Os médicos prescrevem um tratamento para a dor à base de analgésicos que devem ser tomados segundo as suas indicações. Outra boa ideia é aplicar, várias vezes ao dia, compressas de gelo para diminuir o inchaço e a dor, esta solução é muito eficaz sobretudo quando há lesões nessa zona.

É provável que a zona se encontre muito inchada devido ao traumatismo que originou a dor, o que também aumenta os incômodos, para os diminuir convidamos você a consultar as alternativas que lhe oferecemos no nosso artigo os melhores anti-inflamatórios naturais musculares, com opções que irão favorecer a diminuição do inchaço e o bem-estar.

6

Se tiver uma costela partida não se esqueça de seguir as indicações do seu médico para recuperar rapidamente e voltar o quanto antes para as suas atividades diárias. Em umComo também pode ver como tratar uma fratura do esterno.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar de uma costela quebrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.