Partilhar

Como tratar de uma criança hiperativa

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar de uma criança hiperativa

Se seu filho se distrai facilmente, passa de uma tarefa para outra, não presta atenção quando se fala com ele, age sem pensar nas consequências, não pode ficar quieto, sua atitude é imprevisível, mente, fala excessivamente, não obedece às ordens e tem dificuldades na escola, é possível que seu menino sofra de hiperatividade. Geralmente a hiperatividade é detectada quando a criança entra na escola e vê-se refletida nas dificuldades de aprendizagem e na relação que mantém com seus colegas de escola. A hiperatividade é um transtorno de conduta que pode ser tratado. Aqui apresentaremos algumas recomendações para poder tratar de uma criança hiperativa.

Também lhe pode interessar: Como tratar a tinha em crianças
Passos a seguir:
1

Consulte um médico. Este realizará um diagnóstico da situação para tentar descartar outros transtornos associados. O médico pode recomendar alguma medicação para que seu filho melhore a capacidade de atenção e concentração. Você só deve dar a ele a medicação receitada pelo médico e nas doses recomendadas por ele, você não deve medicá-lo nem aumentar ou diminuir a dose sem o consentimento do profissional.

2

Transmita-lhe tranquilidade. É normal que os pais sintam-se impotentes, cansados e até irritados pelo comportamento de seu filho hiperativo. Mas é necessário que toda a família permaneça tranquila, e trate de manter o equilíbrio para transmitir-lhe estabilidade emocional.

3

Ponha limites e estimule-o quando seu comportamento for melhorando. Os limites são necessários em todas as crianças, mas quando se trata de crianças hiperativas, estes devem ser ainda mais firmes, já que elas costumam tratar de transgredi-los constantemente. É por isso que se recomenda manter uma atitude firme em relação aos limites.

4

Quando seu filho mostrar melhoras em seu comportamento e em sua atitude frente a determinadas situações, recompense-o. Faça ele saber que você notou sua mudança.

5

Reserve um tempo para realizar os deveres de casa com ele. As crianças hiperativas têm grande dificuldade em poder se concentrar em uma tarefa durante um longo período de tempo, é por isso que é necessário que você o acompanhe nestes momentos.

6

Reúna-se com os professores dele. Trate de ver a evolução que ele está tendo na escola, demonstre seu interesse à professora dele e peça que ela te mantenha informada. A professora dele pode ter uma visão mais geral de como ele se relaciona com seus colegas e de seus avanços escolares.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar de uma criança hiperativa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Caso o médico receite alguma medicação para seu filho siga as doses recomendadas. Caso não seja produzido o efeito desejado, volte a marcar uma consulta com o médico.
  • Para tratar de uma criança hiperativa a melhor coisa é fazê-lo sempre com a supervisão dos médicos.

Escrever comentário sobre Como tratar de uma criança hiperativa

Como tratar de uma criança hiperativa
Como tratar de uma criança hiperativa

Voltar ao topo da página