Como tratar dermatite de contato

Como tratar dermatite de contato

A dermatite de contato é uma inflamação aguda ou crônica da pele produzida por substâncias que entram em contato com ela, como é o caso de alérgenos ou produtos irritantes. Vale referir que o tratamento variará em função de qual for o agente que estiver causando a irritação na pele, pelo que é importante seguir sempre as recomendações do seu médico. Para não ficar com dúvidas, neste artigo de umComo vamos explicar para você como tratar dermatite de contato.

Passos a seguir:
1

Conhece-se como dermatite de contato aquela inflamação cutânea que ocorre quando a pele entra em contato com uma substância irritante, como pode ser algum alimento ou produto ao qual somos alérgicas - um alérgeno - ou substâncias químicas, com ácidos, alcalinas, etc. Deste modo, segundo qual tenha sido a causa, pode distinguir-se entre:

  • Dermatite de contato alérgica
  • Dermatite de contato irritante
2

Entre os agentes que causam dermatite de contato com mais frequência, podemos destacar os seguintes:

  • Casca de frutas
  • Solventes
  • Tinturas e loções de cabelo
  • Detergentes e sabões em pó
  • Qualquer substância química

Assim, a primeira coisa que deverá fazer é tentar descobrir a substância que causou a reação sobre a pele para tratar assim de se manter longe desse irritante. No caso de se tratar de um alérgeno, podem ser necessários exames cutâneos de alergia para saber se tem uma alergia.

3

Do mesmo modo, será fundamental manter bem limpa a zona afetada pela dermatite de contato, pelo que deveremos lavar com água e sabão neutro para retirar qualquer resto que causou a irritação. Por sua vez, a aplicação de compressas frias pode ajudar a aliviar a coceira ou ardor na área em questão, embora se deva lembrar a todo o momento que nunca deverá aplicar gelo diretamente sobre a pele porque poderia causar queimaduras graves. Opte por cataplasmas ou compressas frias, ou cubra o gelo com um pano antes de aplicar sobre a área avermelhada.

4

Existem também cremes e pomadas que podem ajudar a aliviar os incômodos da zona em questão, embora devam ser receitadas por um médico ou dermatologista. Não use qualquer pomada que tenha em casa, pois poderia piorar a irritação provocada pela dermatite de contato.

5

Nos casos mais graves, pode ser necessário ter que reduzir a administração de medicamentos como os corticoides como tratamento para a dermatite de contato que ajudem a reduzir e a fazer desaparecer a inflamação. De novo, será um médico quem terá que receitar o fármaco mais adequada para cada caso e cada pessoa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar dermatite de contato, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.