Como tratar diarreia infantil

Como tratar diarreia infantil
Imagem: blog.publivideo.com.br

A diarreia é uma doença comum entre as crianças e caracteriza-se por um aumento do número de evacuações diárias e fezes moles ou líquidas. Normalmente a causa da diarreia em crianças é por transmissão de vírus, bactérias ou parasitas. Por norma as crianças têm um sistema imunológico mais frágil, então qualquer coisa pode evoluir para uma diarreia. É muito importante que o tratamento da diarreia se inicie o quanto antes para não ocorrerem consequências graves, como um quadro de desidratação. Para saber como tratar diarreia infantil, continue lendo este artigo de umComo.

Causas da diarreia infantil

Uma das principais causas de diarreia infantil é o rotavírus. Esta infecção é bastante comum em crianças uma vez que estão constantemente a brincar no solo e a colocar objetos na boca. Mas existem outras que podem originar diarreia nas crianças, como sensibilidade a um determinado alimento, ingestão de água contaminada, mau controle higiênico dos alimentos, antibióticos ou um consumo excessivo de fruta. O que a criança come ou bebe pode melhorar ou piorar a diarreia.

Imagem: vounascer.com

Tratar a diarreia infantil

Os sintomas da diarreia infantil são claros, aumento do número de evacuações e fezes moles ou líquidas. Além disso, a criança poderá apresentar febre, cólicas e vômitos. Perante um quadro de diarreia, deverá atuar o mais rápido possível para evitar complicações ou desidratação. É muito importante levar a criança ao médico para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado. O médico pode receitar algum remédio para diarreia e, aliado a esse tratamento deverá seguir também estas recomendações:

  • É muito importante manter sempre a criança hidratada durante o quadro de diarreia, por isso incentive-a a ingerir líquidos como sucos, sopa, água ou soros. Lembre-se que, se a criança está evacuando mais fezes, está perdendo mais líquidos e para não correr o risco de desidratação deverá incentivá-la a ingerir bastantes líquidos.
  • Para evitar desidratação, deverá dar soro logo no início da diarreia. Em casa poderá fazer soro facilmente. Para fazer soro caseiro, deverá misturar em um litro de água (filtrada, fervida (deixando esfriar) ou mineral) uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de açúcar. Misture tudo muito bem e ofereça durante todo o dia à criança em pequenas colheres. Ao invés de fazer o soro em casa, também poderá adquiri-lo em farmácias.
  • Mantenha a alimentação habitual da criança, é muito importante que a criança continue comendo para que consiga enfrentar a doença e não fique com a imunidade mais em baixo. O leite materno é essencial.
  • Caso a diarreia seja uma reação alérgica a um determinado alimento, deverá eliminar o agente causador da alimentação. Se a causa da diarreia for intolerância ao glúten, leite ou a outro alimento, basta deixar de dar esse alimento à criança que a diarreia vai passar.
Imagem: demaeparamae.pt

Prevenir a diarreia infantil

A prevenção é fundamental, então alguns cuidados devem ser tidos na manipulação dos alimentos, lavando-os sempre muito bem. Além disso, deverá esterilizar as chupetas da criança fervendo-as e mantendo a tampa do lixo sempre fechada. Dê ao seu filho apenas água filtrada, fervida ou tratada e nunca de fontes desconhecidas. Lave sempre as mãos com sabão antes de preparar os alimentos, antes e após a troca das fraldas, após usar o banheiro e antes de amamentar.

Quando levar a criança ao médico

Deverá levar o seu filho ao médico quando:

  • A diarreia for grave e durar cerca de 2-3 dias.
  • A diarreia apresentar sangue ou mucosidades.
  • A criança apresentar sinais de desidratação.
  • A diarreia vier acompanhada de febre, vômitos e cólicas.
  • A criança estiver perdendo peso ou a diarreia se repetir com frequência.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar diarreia infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • É fundamental manter a criança hidratada logo desde o início da diarreia e manter a sua alimentação habitual, para evitar desidratação e desnutrição.