Outros Saúde na mulher

Como tratar dispareunia

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar dispareunia
Imagem: laparoscopiaginecologica.net.br

Dispareunia é aquela dor genital que pode ocorrer durante o sexo, homens e mulheres são afetados com este problema, as causas muitas vezes são naturais como alterações hormonais, psicológicas ou debilidade física. As mulheres sofrem mais com a dispareunia que os homens, cerca de 50% das mulheres com uma vida sexual ativa já passaram ou passam por este problema. Muitas vezes este tipo de distúrbio pode acabar com os relacionados e até reduzir o desejo sexual por um longo período de tempo. Saiba como tratar dispareunia neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como tratar a adenomiose

Passos a seguir:

1

A dispareunia nos homens é rara, no entanto eles também podem desenvolver este distúrbio, o problema é detetado quando um homem sente dor ao atingir o orgasmo, as suas causas podem ser uma inflamação na próstata ou o uso de alguns medicamentos contendo imipramina, clomipramina e amoxapina.

Como tratar dispareunia - Passo 1
Imagem: tipslife.ru
2

A dispareunia é bastante mais frequente nas mulheres, as causas tanto podem ser físicas como por psicológicas.

3

Para que seja diagnosticado este distúrbio, o ato sexual deve acusar dor ou sofrimento. Podendo também ser considerado dispareunia a dificuldade em conseguir iniciar ou manter relações sexuais.

4

As causas podem ser diversas, o vaginismo ou a falta de lubrificação podem causar desconforto mas no entanto, não podem se designar dispareunia se os sintomas foram exclusivamente esses, a dor tem que ser intensa e profunda.

5

Você deve detetar qual a o seu tipo de dispareunia, uma das dispareunia mais comuns conhece-se pelo nome de dispareunia primária, pois surge com o iniciar da vida sexual, ou seja sente dor sempre que tenta ou tem uma relação sexual.

6

Pode também sofrer de uma dispareunia secundária em que você tinha uma vida sexual absolutamente normal até uma determinada altura em que começou a sentir dor com o ato sexual.

7

Pode também sofrer deste problema em apenas certas situações e com determinados parceiros, não sente dor ou desconforte sempre que pratica um ato sexual.

8

A dispareunia mais complicada de tratar é quando a mulher sentem sempre e desde sempre dor ou incomodo que incapacita qualquer tipo de penetração.

9

Para tratar dispareunia você deve sempre consultar um médico, informar o que se passa consigo sem qualquer tipo de vergonha, afinal em primeiro lugar está a sua saúde.

10

A forma de tratar a dispareunia depende do tipo de dispareunia que você tenha. Nos casos de dispareunia secundária, podem surgir infecções na região genital que evoluem para uma dispareunia, estas infecções causam uma grande irritação na vagina, no colo do útero ou nas trompas de Falópio. Depois do parto também podem existir problemas que despontem o surgimento da dispareunia, como o rompimento de tecidos. Nestes casos a melhor solução é esperar que o incômodo desapareça. Se a dor foi muito traumática é aconselhável um tratamento psicológico para ajudar na superação.

11

A mulher pode ter alguma malformação congênita, podendo ter o hímen muito rígido ou alguma deficiência no interior da vagina, se assim for você sente dor assim que inicia a sua vida sexual. Deve procurar de imediato o seu médico ginecologista.

Como tratar dispareunia - Passo 11
Imagem: clinicadamulher.com.pt
12

Uma mulher na menopausa corre maior risco de sofrer com dispareunia pois começa a existir uma diminuição de estrogênio, o que provocará um afunilamento das paredes da vagina e uma má lubrificação. O melhor tratamento é o uso de hormonas, fale com o seu médico para ele prescrever um tratamento hormonal ideal para si.

Como tratar dispareunia - Passo 12
Imagem: delfi.lv
13

Os tumores pélvicos e a radioterapia podem produzir alterações nos tecidos pélvicos e consequentemente tornarem a prática sexual em algo doloroso.

14

Mulheres que sofrem destes problemas tendem a desenvolver medo e ansiedade quando se trata de relações sexuais. Isto pode causar grandes danos para os relacionamentos, podendo mesmo evoluir para uma repulsa do parceiro. Para evitar uma situação traumática, deve falar com o seu médico ginecologista assim que começar a sentir dores agudas quando pratica ou tenta praticar um ato sexual. Se não se sente capaz de superar este problema deve procurar um tratamento de psicoterapia.

Como tratar dispareunia - Passo 14
Imagem: almomento.mx

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar dispareunia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: laparoscopiaginecologica.net.br
Imagem: tipslife.ru
Imagem: clinicadamulher.com.pt
Imagem: delfi.lv
Imagem: almomento.mx
1 de 5
Como tratar dispareunia