Como tratar do refluxo biliar

Como tratar do refluxo biliar
Imagem: dmatxi.com

O refluxo biliar,do mesmo modo que com o refluxo gástrico, ocorre quando os líquidos do intestino retornam para o estômago e o esôfago, provocando irritação e sensação de ardência. Normalmente a bílis segregada pelo fígado não pode passar para o estômago devido ao piloro, uma válvula que só permite a passagem dos alimentos e não o inverso; mas quando a válvula pilórica não funciona corretamente, é possível que se dê esta situação. Se você quer saber como tratar do refluxo biliar, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos destacar que será necessário distinguir entre refluxo gástrico, aquele em que os líquidos estomacais retornam para o esôfago, e o refluxo biliar que ocorre quando a bile (bílis) gerada pelo fígado retorna do intestino delgado para o estômago e o esôfago. Ainda que os sintomas possam ser muito similares, trata-se de duas afecções diferentes do sistema gastrointestinal.

2

A forma mais eficaz e recomendável para saber se realmente se trata de refluxo biliar será visitando o gastroenterologista ou médico especialista, para que realize a exploração e exames necessários para conseguir o diagnóstico adequado.

3

Do mesmo modo, o tratamento contra o refluxo biliar mais frequente é baseado em fármacos conhecidos como inibidores da bomba de prótons, cujo objetivo consiste em bloquear o líquido biliar e evitar que provoque acidez. Este tipo de medicamentos diminui a produção deste líquido segregado pelo fígado, de modo que também diminui o dano ao estômago e esôfago, bem como os sintomas e mal-estar que gera o refluxo biliar.

4

A alimentação também pode ter um papel importante caso se sofra de refluxo biliar, de modo que deverão ser evitadas as comidas abundantes e pesadas, bem como determinados alimentos como é o caso dos apimentados. Seu médico poderá fornecer a você uma lista de alimentos a reduzir ou eliminar de sua alimentação.

5

Em última instância, naqueles casos em que os medicamentos não surtirem resultado contra o refluxo biliar, o médico pode determinar a necessidade de realizar uma cirurgia. A mais usada consiste em criar uma conexão nova do intestino delgado para manter a bile afastada do estômago.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar do refluxo biliar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.