
O refluxo biliar,do mesmo modo que com o refluxo gástrico, ocorre quando os líquidos do intestino retornam para o estômago e o esôfago, provocando irritação e sensação de ardência. Normalmente a bílis segregada pelo fígado não pode passar para o estômago devido ao piloro, uma válvula que só permite a passagem dos alimentos e não o inverso; mas quando a válvula pilórica não funciona corretamente, é possível que se dê esta situação. Se você quer saber como tratar do refluxo biliar, continue lendo este artigo de umComo.com.br.
Em primeiro lugar, devemos destacar que será necessário distinguir entre refluxo gástrico, aquele em que os líquidos estomacais retornam para o esôfago, e o refluxo biliar que ocorre quando a bile (bílis) gerada pelo fígado retorna do intestino delgado para o estômago e o esôfago. Ainda que os sintomas possam ser muito similares, trata-se de duas afecções diferentes do sistema gastrointestinal.
A forma mais eficaz e recomendável para saber se realmente se trata de refluxo biliar será visitando o gastroenterologista ou médico especialista, para que realize a exploração e exames necessários para conseguir o diagnóstico adequado.
Do mesmo modo, o tratamento contra o refluxo biliar mais frequente é baseado em fármacos conhecidos como inibidores da bomba de prótons, cujo objetivo consiste em bloquear o líquido biliar e evitar que provoque acidez. Este tipo de medicamentos diminui a produção deste líquido segregado pelo fígado, de modo que também diminui o dano ao estômago e esôfago, bem como os sintomas e mal-estar que gera o refluxo biliar.
A alimentação também pode ter um papel importante caso se sofra de refluxo biliar, de modo que deverão ser evitadas as comidas abundantes e pesadas, bem como determinados alimentos como é o caso dos apimentados. Seu médico poderá fornecer a você uma lista de alimentos a reduzir ou eliminar de sua alimentação.
Em última instância, naqueles casos em que os medicamentos não surtirem resultado contra o refluxo biliar, o médico pode determinar a necessidade de realizar uma cirurgia. A mais usada consiste em criar uma conexão nova do intestino delgado para manter a bile afastada do estômago.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar do refluxo biliar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.