Como tratar eczema no bebê

Como tratar eczema no bebê

O eczema é uma condição que ocorre por norma durante os primeiros 5 anos de vida do bebê, manifestando-se como uma vermelhidão da pele caraterizada pelo espessamento, sensibilidade e descamação da mesma. Esta dermatite atópica, embora não seja propriamente uma alergia, pode ocorrer devido a alérgenos presentes no ambiente como a umidade ou o pelo de algum animal de estimação, mas também devido aos químicos presentes nos produtos como o sabão ou o detergente. Saber como tratar eczema no bebê é fundamental para garantir a saúde da pele do seu bebê, por isso em umComo explicamos-lhe como o fazer.

Passos a seguir:
1

Um aspeto muito importante que deve ter em conta para tratar o eczema no bebê é o modo como dá banho ao pequeno. No princípio, recomenda-se evitar sempre a água demasiado quente pois torna-se irritante para a pele, por isso deve preferir água morna para dar banho ao seu bebê.

Use sempre um sabão de pH neutro e livre de perfumes, ideal para as peles delicadas pois evitará que a dermatite atópica se irrite ainda mais. É recomendável aplicar o sabão no último momento para que o bebê esteja a menor quantidade de tempo possível dentro da água cheia do produto para limpar.

2

Uma vez terminado o banho, deverá secar o bebê com uma toalha suave sem esfregar demasiado mas se certificando de que não fica água na pele, pois a umidade pode piorar o eczema.

3

Aplicar uma loção hidratante livre de perfumes sobre a pele do bebê depois do banho é muito importante para garantir a hidratação e bem-estar da mesma, melhorando a camada que a protege. Consulte o pediatra sobre a melhor opção e aplique-a 3 vezes ao dia, isto impedirá o aparecimento de novos eczemas nutrindo a pele do bebê.

4

Certifique-se de que o seu bebê não tenta se coçar ou esfregar na zona afetada pelo eczema, pois fará com que o problema piore. Cada vez que começar a coçar ou esfregar a zona em questão, tire as suas mãos daí e dê-lhe algo para se concentrar, como um brinquedo ou algo para comer.

Além disso, é importante manter as suas unhas o mais curtas possível para evitar lesões maiores.

5

Lave a roupa do bebê com um detergente suave e livre de perfumes, pois isto eliminará as chances do eczema piorar. Evite o uso de amaciantes uma vez que costumam conter demasiado perfume, do mesmo modo não deverá adicionar nenhum tipo de fragrância à roupa.

6

Aplique um pano úmido e frio sobre a zona afetada durante um surto de eczema, que se carateriza por uma vermelhidão intensa, coceira e irritação. Isto ajuda a esfriar a zona e a dar ao bebê um pouco de alívio, depois retire e permita que a área seque ao livre livre, de seguida aplique a loção recomendada pelo pediatra.

7

É muito importante vestir sempre o bebê com roupas suaves e feitas de tecidos transpiráveis, como o algodão. Evite tecidos como a lã ou as fibras sintéticas como o poliéster uma vez que causam coceira e não permitem o fluxo de ar para a pele, piorando o eczema ou podendo ser um dos detonantes do seu aparecimento.

8

As causas que fazem com que o eczema apareça, não estão ainda muito claras, no entanto é possível que em alguns bebês a dermatite atópica ocorra devido a certos alimentos, embora este não seja o caso mais frequente. Os suspeitos mais habituais são os lácteos de vaca, o ovo, a soja, os frutos secos, o peixe e o trigo. Para identificar se há algum culpado entre estes ingredientes deverá retirá-los da alimentação do pequeno durante duas semanas e avaliar os resultados, se forem favoráveis é porque este alimento não é benéfico para o bebê.

Neste caso é conveniente consultar um alergologista para realizar exames mais detalhados e descobrir se há aluma condição subjacente.

9

É muito importante seguir à risca as recomendações anteriores, no caso do eczema continuar a aparecer ou piorar é importante consultar um dermatologista ou pediatra para um tratamento médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar eczema no bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.