Partilhar
Partilhar em:

Como tratar enterite ou a inflamação do intestino

Passo a Passo
Avaliação: 4,4 (230 votos)
5 comentários
31 vezes partilhado
 
Como tratar enterite ou a inflamação do intestino

Quando, do ponto de vista médico, se usa a palavra enterite, faz-se referência à inflamação do intestino. Os intestinos são muito longos, é por este motivo que segundo a porção de intestino afetada pela inflamação existem diferentes denominações, como por exemplo: duodenite, colite, etc. Mas embora existam diferentes denominações, no geral entende-se por enterite a inflamação do intestino delgado, a qual pode ser aguda ou crônica, embora esta última se costume tratar de enterite por radiação. Esta aparece devido a um resfriamento ou a uma má digestão e, a pessoa que sofre da inflamação do intestino sofre de dores que dependem da irritação do íleo, sudorese, náuseas, diarreias e podem coexistir outros sintomas. Neste artigo vamos lhe explicar como tratar a enterite ou a inflamação do intestino.

Também lhe pode interessar: Como tratar a enterite crônica
Instruções:
1

A causa mais frequente de enterite ou inflamação do intestino é a ingestão de alimentos ou líquidos infetados com bactérias ou vírus que originam esta inflamação. Outras razões que pode conduzir a este quadro é a presença de condições autoimunes como a doença de Crohn ou alergias alimentares como a doença celíaca.

É importante que perante uma inflamação do intestino, suprima os alimentos por pelo menos 12 horas para reduzir o trabalho desta zona. Durante este período pode consumir infusões benéficas para reduzir os incômodos, como a camomila, a menta ou a água morna com limão.

Em muitos casos, a enterite passa por si só seguindo uma dieta e os cuidados adequados.

2

Após as horas de jejum, a pessoa poderá tomar caldos suaves, água de arroz e purê de maçã durante pelo menos um ou dois dias. Depois já poderá passar a uma alimentação sólida.

Para tratar a enterite é fundamental manter-se adequadamente hidratado, pois a diarreia é um dos sintomas típicos desta condição, o que origina uma grande desidratação que pode gerar complicações.

3

Uma excelente forma de reidratar o corpo e trazer os sais e minerais que precisa para a sua recuperação, é ingerindo um soro caseiro muito fácil de fazer. Esta bebida realizada à base de água, limão e bicarbonato, irá permitir-lhe recuperar todos os minerais perdidos, facilitando assim a recuperação.

No nosso artigo como fazer soro oral caseiro, explicamos-lhe passo a passo a sua elaboração.

4

Para tratar a enterite, o repouso é fundamental. Evitar os grandes esforços fará com que consiga melhorar o quanto antes, pois a inflamação do intestino e a diarreia são altamente debilitantes. Para diminuir a dor originada por esta condição pode aplicar compressas quentes na zona estomacal durante 20 minutos várias vezes ao dia.

5

Não é recomendável introduzir medicação contra a diarreia nas primeiras horas nas quais se apresente enterite, pois o ideal é que o corpo expulse a bactéria através das fezes. Apenas nos casos de diarreia constante e que não para apesar de estar seguindo uma dieta suave e adstringente, é que se deve optar por medicação para a parar.

6

Se após alguns dicas aplicando estas recomendações para tratar a enterite, os incômodos não pararem, é importante que consulte um médico.

Além disso, recomendamos que consulte um especialista se:

  • Apresentar desidratação.
  • A diarreia estiver presente durante 3 ou mais dias.
  • Houver febre.
  • Houver presença de sangue nas fezes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar enterite ou a inflamação do intestino, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se tiver muitas dores ou simplesmente quiser aliviá-las, deve aplicar uma massagem desde os rins até ao estômago e posteriormente manter-se numa posição em que dobre as coxas sobre a barriga.
Comentários (5)

Escrever comentário sobre Como tratar enterite ou a inflamação do intestino

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Adriana
Tenho dúvidas do que eh vibraçoes reto anais constantes..mm não são fatos são vibraçoes. Me ajudem por favor.
Maria Edith
Gostaria de saber e quando a pessoa está grávida o que pode fazer ?
Agenor Dias de Jesus
boa tarde, meu nome é agenor dias de jesus, moro em Brasilia/DF 30 anos tenho um serio poblema de inflamação de duodenoide, causa-me mal estar já fiz 02 endoscopia, e acusou uma bacteria chamada hpillorem, acho que devo ter algumas feridas no estomago, por favor esse caso tem cura, sirugia ou algum remedio que realmente curi, endiquem-me sou natural do rio de janeiro, quando cheguei em Brasilia no final de 77 começou esse poblema, tem uns 15 dias que parei de bebe telefone p/cont: (61) ********* ou ******** meu end: de e-mail é *********@dnit.gov.br por favor peço descrição. sem mais, fico no aguardo no sentido de que possam me ajudar Agenor Dias de Jesus
Carla Antunes
Me ajudem nao aguento mais o inchaco e padorna minha barriga logo absixo do umbigo.Socorro
alvilene
minha mãe ta com essa essa inflamação no intestino,doe mais a noite,o que pode comer durante o dia?

Como tratar enterite ou a inflamação do intestino
1 de 5
Como tratar enterite ou a inflamação do intestino