A digestão

Como tratar fezes com sangue

Como tratar fezes com sangue
Imagem: webmd.com

Deseja saber como tratar fezes com sangue? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! Se você observou suas fezes e verificou a presença de sangue é preciso que você procure um médico imediatamente. A presença de sangue nas fezes pode indicar alguma lesão em qualquer região do sistema digestivo. Em algumas situações, este sangue pode estar presente em pequenas quantidades, sendo de difícil visualização, em outras, está presente em grandes quantidades podendo ser visualizado com facilidade.

Também lhe pode interessar: Como saber se minhas fezes estão saudáveis

Índice

  1. Que doenças podem causar presença de sangue nas fezes?
  2. Causas do sangue nas fezes
  3. Aprendendo a identificar o sangue em suas fezes
  4. Tratamento realizado em casos de sangue vermelho vivo nas fezes
  5. Tratamento em casos de sangue vermelho escuro presente nas fezes

Que doenças podem causar presença de sangue nas fezes?

Quando existe a presença de grandes quantidades de sangue em suas fezes, elas assumirão uma coloração bem escura e o cheiro será bem fétido. As fezes com sangue são denominadas de melena e, na maioria dos casos, está presente em pessoas com diagnóstico de hemorragia digestiva alta.

Enquanto que o sangue escuro indica hemorragia digestiva alta, o sangue de coloração vermelho vivo nas fezes indica a presença de uma hemorragia digestiva baixa que pode acometer os intestinos, região do reto e do ânus. Quanto mais próximo do ânus a lesão estiver presente, o sangue se apresentará com coloração mais intensa, numa tonalidade de vermelho bem vivo.

Conheça as causas do sangue nas fezes conosco em umComo.com.br.

Causas do sangue nas fezes

A presença de sangue nas fezes pode ser causada por diversos fatores como:

  • Endometriose (no sexo feminino);
  • Hemorróidas;
  • Presença de feridas ou fissuras no ânus;
  • Úlceras estomacais;
  • Presença de câncer no trato digestivo;
  • Divertículos;
  • Má formações vasculares;
  • Doenças que causam inflamação;
  • Pólipos nas regiões intestinais dentre outros.

Aprenda a identificar o sangue em suas fezes conosco em umComo.com.br.

Como tratar fezes com sangue - Causas do sangue nas fezes
Imagem: copacabanarunners.net

Aprendendo a identificar o sangue em suas fezes

Toda vez que você evacuar (defecar) é preciso que você observe as suas fezes, procurando identificar presença de sangue e mudança da coloração para um tom escurecido de forma muito anormal.

Após limpar o seu ânus, olhe o papel higiênico para identificar presença de sangue.

Confira conosco em umComo.com.br como deve ser realizado o tratamento nas fezes de coloração vermelho vivo.

Tratamento realizado em casos de sangue vermelho vivo nas fezes

O tratamento para a melena irá variar de acordo com a causa do problema. Em situações em que o sangue eliminado é de coloração vermelho vivo o tratamento é realizado por meio de:

  • Alimentação correta, é preciso realizar a ingestão de alimentos com grande quantidade de fibras como: mamão, suco de laranja, iogurte natural e alimentos que possuem probióticos bem como, brócolis, feijão, linhaça, ameixa e outros;
  • Beba bastante água;
  • Pratique atividades físicas;
  • Jamais faça força na hora de evacuar, respeite a velocidade de seu organismo e, quando sentir vontade, não demore para ir ao banheiro.

Agora conheça conosco em umComo.com.br o tratamento realizado em caso de sangue vermelho escuro presente nas fezes.

Sugestão: Fezes esfarelando, o que pode ser? - Causas + sintomas

Tratamento em casos de sangue vermelho escuro presente nas fezes

Nos casos em que o sangue nas fezes seja de coloração mais escura ou em casos em que ele não possa ser visualizado, o tratamento será com base na origem do sangramento.

O paciente deverá realizar uma endoscopia e uma colonoscopia a fim de verificar onde se encontra a ferida que está causando o sangramento.

O paciente que apresentar esta lesão no trato digestivo deverá adotar hábitos alimentares saudáveis, evitar consumir alimentos muito ácidos, gordurosos, gaseificados e industrializados.

Mulheres com endometriose deverão fazer uso de medicamentos hormonais e, nos casos em que a doença já esteja avançada, poderá ser realizada uma cirurgia.

De agora em diante, identifique a presença de sangue em suas fezes caso ela esteja presente com as dicas que aprendeu conosco em umComo.com.br.

Sugestão: Sangramento retal com sangue vivo em grande quantidade, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar fezes com sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
denilson araujo silva
muito otimo este programa tiramuitas duvidas atualmente fiz uma colonoscopia com biopicia e costatou enflamação no reto sem indentificar a causa ,pergunto estou sentindo dor na barriga echaso parece que vai esplodir ai sinto dificudade de repirar tudo isso sera que tem a ver com a inflamação no reto fui encaminhado para o proquinologista .obrigado
Marina Caxias
Olá Denilson, muito obrigada pelo seu comentário e tudo de bom ;)
Imagem: webmd.com
Imagem: copacabanarunners.net
1 de 2
Como tratar fezes com sangue