Como tratar ginecomastia masculina

Como tratar ginecomastia masculina

O crescimento de mamas nas mulheres é tido como um processo natural. Mas, e nos casos em que homens apresentam seios maiores que o esperado? Existe alguma causa específica para isso? O umCOMO pesquisou Como tratar ginecomastia masculina para tentar responder algumas dúvidas sobre o processo. Confira no artigo:

O que é a ginecomastia masculina?

A ginecomastia masculina é a hipertrofia das glândulas mamárias. Ou seja: quando as mamas crescem além do esperado nos homens. Ela é considerada benigna, pois normalmente ocorre em função de alterações hormonais, com o desequilíbrio entre a produção de testosterona e estrogênio. No entanto, seu tratamento é sempre discutido pois, na maioria dos casos, a ginecomastia deixa homens constrangidos e com problemas de aceitação.

Seu aparecimento é muito comum em idosos, que apresentam queda de produção de testosterona, e durante a puberdade, embora as mamas retornem ao tamanho natural após algum tempo. Casos mais preocupantes incluem a permanência do quadro até à vida adulta.

O que causa a ginecomastia masculina?

Como explicado no item acima, a ginecomastia normalmente é fruto de alguma modificação hormonal no organismo masculino. Mas isso não significa que questões mais sérias de saúde não possam estar por trás do crescimento das mamas.

Alguns tipos de tumores e câncer, como na região dos testículos, produzem estrogênio e aumentam as mamas. Quadros de obesidade, questões genéticas, problemas muito sérios no fígado e hipertireoidismo, responsável por muitas alterações hormonais, também são hipóteses em casos de ginecomastia.

Determinadas medicações também podem desequilibrar a produção hormonal natural do organismo, como hormônios (muito usados por frequentadores de academias), antibióticos, antidepressivos e antiácidos. Alguns estudos apontam que o uso de álcool e anfetaminas contribuem para a ginecomastia masculina.

Como tratar a ginecomastia masculina?

Para tratar a ginecomastia masculina é necessário entender, primeiro, qual a causa do aumento das mamas. Portanto, uma ida ao médico endocrinologista é necessária.

Existem dois tipos de tratamento recomendado para a ginecomastia. O primeiro faz uso de medicamentos para tentar restaurar o equilíbrio hormonal do organismo masculino. É comum indicarem remédios para reposição de testosterona, para regular novamente a produção de hormônios como o andrógeno e reduzir a produção de estrogênio.

Outro modo de tratar a ginecomastia masculina é por meio da correção cirúrgica, também conhecida por lipoaspiração, que remove parte do tecido e da gordura na região. Em casos muito graves de ginecomastia é considerável também a retirada da glândula mamaria.

Outras questões sobre a ginecomastia masculina

O câncer de mama não resulta em ginecomastia masculina. A ginecomastia é conhecida pelo aumento das mamas em conjunto. No caso do câncer, o crescimento será desigual, com uma das mamas mais inchada que a outra. Em qualquer um dos casos, um médico deve ser consultado.

Embora seja comum em rapazes durante a puberdade, a ginecomastia em garotos muito novos é considerada perigosa e muito incomum. Sempre mantenha o médico ou pediatra informado de alterações fora do normal.

Embora o crescimento de mamas seja um pouco dolorido, a ginecomastia não é conhecida por ser constantemente acompanhada de dor. Portanto, mediante muito incômodo na região das mamas, a ida ao médico também se torna estritamente necessária.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar ginecomastia masculina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.