Como tratar hematomas com remédios caseiros

Como tratar hematomas com remédios caseiros
Imagem: laalimentacionsana.com

Os hematomas, também conhecidos como manchas roxas, ocorrem quando depois de uma pancada forte nossos vasos sanguíneos se rompem deixando em nossa pele essa marca, normalmente de cor roxa, tão dolorosas e incômodas. Em algumas pessoas esta condição ocorre sem razão aparente, nestes casos é possível tomar algumas medidas preventivas para evitá-las, mas o que fazer quando já apareceram? Se você está procurando uma alternativa natural para os hematomas, em umComo.com.br mostramos-lhe alguns remédios caseiros para tratar manchas roxas que serão muito eficientes.

Passos a seguir:
1

Antes de dar algumas boas alternativas naturais para você, é importante NÃO APLICAR nenhum destes remédios caseiros se seu hematoma contar também com uma ferida aberta. Nestes casos, e caso se trate de um hematoma grande, é conveniente procurar um médico.

O remédio caseiro para tratar hematomas por excelência é o gelo. Uma compressa fria aplicada em uma zona que recebeu um forte impacto ou na qual acaba de aparecer um hematoma, ajudará a combater a inflamação produzida pelo rompimento dos vasos sanguíneos e a dor, diminuindo o hematoma.

2

Outra alternativa que costumamos ter muito à mão em nossas casas e que é um remédio caseiro eficiente contra os hematomas é a salsa, que funciona muito bem devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Esmague várias folhas de salsa e aplique durante 5 minutos na zona do hematoma. Recomenda-se repetir 4 vezes ao dia para um resultado eficiente.

3

A batata, que também é um excelente remédio caseiro para as queimaduras, funciona igualmente bem no caso dos hematomas, especialmente se a aplicarmos na zona afetada quando a pancada tiver sido recente. Este tubérculo diminui a dor e a inflamação, reduzindo os incômodos causados pelos hematomas. Aplique meia batata na zona durante pelo menos 5 minutos, você pode repetir 3 ou 4 vezes por dia.

4

Ainda que muitos não gostem do cheiro da cebola, ela é um bom remédio caseiro para os hematomas e, além disso, costumamos tê-la sempre à mão. Esta alternativa é eficiente devido ao seu conteúdo de alliinase, a substância que faz com que choremos quando picamos cebola, e que aplicada sobre um hematoma ajuda a estimular a circulação sanguínea, melhorando a aparência da mancha roxa.

5

O vinagre de maçã é também uma maravilhosa alternativa para eliminar hematomas de forma eficiente. Este produto estimula a circulação, pelo qual se recomenda aplicar na zona afetada com a ajuda de uma gaze e massageando levemente. Repita este procedimento 3 vezes ao dia para obter bons resultados.

6

Outra opção muito conhecida para melhorar queimaduras e marcas na pele, é o aloe vera também um excelente remédio para tratar e eliminar hematomas, pois ajuda a desinflamar a pele e evitar que a mancha roxa apareça. Basta colocar um pouco da polpa da aloe vera na zona machucada e massagear suavemente. Aplique pelo menos 3 vezes ao dia.

7

Além destes remédios caseiros para tratar hematomas, você pode optar por outras alternativas como:

  • A planta arnica, a melhor forma de usá-la é em óleo.
  • O alho, que também favorece a circulação e melhora a aparência dos hematomas.
  • O sal grosso, aplicado em cataplasma, ajuda a diminuir a inflamação e a favorecer a circulação de forma eficiente.

Leia também: Como tirar mancha roxa da pele

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar hematomas com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.