Como tratar imunidade baixa

Como tratar imunidade baixa
Imagem: ohall.com.br

Você anda se sentindo cansado e/ou adoece com frequência? Esses sintomas podem mostrar que as defesas do seu organismo estão em queda. Para o ajudar a mudar essa situação, o umComo.com.br vai dar algumas dicas de como tratar imunidade baixa.

Quando a imunidade está baixa?

Nem sempre as pessoas se dão conta que cansaço excessivo e doenças recorrentes podem ser sinais de que a sua imunidade está baixa. Alguns exemplos de sintomas desse quadro são ainda diarreia, náuseas e vômitos, febre frequente com calafrios, pequenas infecções que pioram com facilidade, gripes prolongadas e infecções repetitivas, como herpes e amigdalite. Se você está passando por um desses exemplos é preciso saber como tratar imunidade baixa.

A primeira dica é apostar em uma alimentação saudável, pois é ela a principal aliada do sistema imunológico, uma vez que ele sempre está renovando as suas células e anticorpos, bem como os lipídeos, proteínas e carboidratos. Por isso é que a alimentação deve ser equilibrada e variada, para suprir todas as suas necessidades de reposição.

Os alimentos que mais ajudam nessa hora são o gengibre, que combate infeções; frutas cítricas, ricas em vitamina C; vegetais verdes-escuros fonte de ácido fólico, cereais integrais, sementes, leguminosas, castanhas e carnes que possuem zinco; oleaginosas, fonte de vitamina E; tomate, rico em licopeno; salmão e azeite de oliva que possuem ômega 3; castanha-do-Pará e cogumelos, que são antioxidantes; e a pimenta, rica em betacaroteno.

Extra: saiba como aumentar a imunidade com alho

Imagem: campos24horas.com.br

Hábitos que ajudam a fortalecer a imunidade

Além da alimentação rica em diferentes vitaminas e nutrientes, existem hábitos que, ao serem agregados ao dia a dia, também colaboram com o tratamento da imunidade baixa. Eles devem ser uma constante para manter o sistema imune em alta. Um exemplo é evitar o estresse, pois a ansiedade e o nervosismo liberam corticosteroides, hormônios que prejudicam a eficácia do sistema imune. Para tanto, é preciso encontrar formas de controlar o estresse, sendo que alimentar-se bem e fazer atividades físicas ajuda em muito.

Dormir bem, ou seja, sem interrupções e durante uma média de oito horas é outra forma de tratar imunidade baixa. Quem não tem um sono de alta qualidade vai causar o estresse do próprio organismo, desequilibrando-o e diminuindo as suas defesas. Beber muita água por dia, em torno de dois litros, também é essencial para fortalecer o organismo, pois tem um papel importante na renovação celular, além de lubrificar as vias aéreas, reduzindo o risco de infecções.

Manter os corretos hábitos de higiene é outra forma de tratar imunidade baixa, uma vez que estar limpo evita diversas infecções. Por isso, é preciso lavar as mãos com frequência ao longo do dia, tomar banho todos os dias e escovar os dentes sempre depois das refeições. Já os exageros são os grandes inimigos de uma vida saudável. Tenha em mente que em demasia qualquer coisa faz mal, como comer, beber, usar drogas, fumar e mesmo dormir, exercitar-se ou se preocupar.

Quanto aos medicamentos, quando usados de forma incorreta ou inadequada também podem ser prejudiciais ao sistema imune. Um exemplo é automedicar-se com antibióticos, que quando são desnecessários ou usados na dosagem errada podem apenas tornar bactérias mais resistentes.

Imagem: ohall.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar imunidade baixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.