Como tratar infecção de ouvido

Como tratar infecção de ouvido
Imagem: institutopedrocavalcanti.wordpress.com

As infecções de ouvido são mais comuns em bebês e crianças, embora também possam ocorrer em adultos. Estas infecções acontecem normalmente por um congestionamento da trompa de Eustáquio, que pode ser causado por água que ficou presa durante o banho ou uma utilização incorreta de objetos de limpeza. Existem vários tipo de infecção de ouvido, sendo a mais comum a otite média, que se localiza no ouvido médio atrás do tímpano. Se o seu filho ou você sofre de infecção de ouvido, fique atento a este artigo de umComo e aprenda como tratar infecção de ouvido.

Passos a seguir:
1

Os sintomas de infecção de ouvido incluem dor de ouvido, ouvido tapado e consequente perda de audição, secreção nos ouvidos, vômitos, náuseas e corpo febril. Em bebês os principais sinais são o choro contínuo e frequente, irritabilidade, dificuldade para dormir e febre.

Imagem: blogdoalissandro.blogspot.pt
2

Por vezes as infecções de ouvido podem se curar sozinhas, não sendo necessário a utilização de antibióticos. Amenizar a dor e dar tempo, às vezes pode ser suficiente. Deste modo, de forma a reduzir a dor, aplique um pano embebido em água quente no ouvido, irá ver como isso aliviará a dor causada pela infecção.

Imagem: sosepe.com.br
3

Também pode tomar analgésicos ou medicamentos de venda livre para aliviar a dor, como o ibuprofeno, indicado para a dor e a febre, caso apresente. Se preferir, peça para seu médico uma receita de gotas para a infecção de ouvido.

4

Para além disso, existem alguns remédios caseiros que podem se revelar eficazes para tratar a infecção de ouvido. Um deles é feito com alho, o que deve fazer é esmagar dois dentes de alho até que fiquem em uma pasta e consiga extrair o suco. Coloque 2-3 gotas do suco de alho no ouvido, duas vezes por dia.

Imagem: clicamila.com.br
5

O suco de limão também pode ser utilizado para tratar infecções de ouvido. Para isso, deve mergulhar uma bola de algodão em suco de limão e colocá-la na orelha durante cerca de 10 minutos. Este remédio caseiro tem se revelado eficaz, nos casos em que a infecção de ouvido é causada por acúmulo de cera.

6

Se após alguns dias não houver melhoria nos sintomas da infecção de ouvido ou piorarem, deve consultar um médico pois pode ser necessário tomar antibióticos. Normalmente o antibiótico receitado é a amoxicilina. Mas além deste, podem ser receitados outros como a claritromicina, clindamicina e azitromicina.

Sugestão: Pontadas no ouvido, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar infecção de ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Crianças com menos de 2 anos que apresentam os sintomas da infecção de ouvido, devem ser levados ao médico.
  • Antes de utilizar os remédios caseiros acima citados, consulte primeiro o seu médico.