Partilhar

Como tratar infecção urinária na gravidez

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 21 julho 2017
Como tratar infecção urinária na gravidez
Imagem: meuportal.net

As mulheres em geral sofrem bastante com as infecções urinárias, mas quando se trata de mulheres gestantes a situação se complica. Toda a gestante quer ter uma gravidez saudável mas muitas das grávidas durante a fase de gestação têm pelo menos uma vez uma infecção urinária, as gestantes têm uma maior tendência para gerar infecções urinárias devido a vários fatores, como as mudanças hormonais, físicas e o facto da barriga se tornar grande de mais para a gestante conseguir manter uma higiene adequada. Mas a grande dúvida é como tratar infecção urinária na gravidez? Neste artigo de umComo.com.br vai descobrir como tratar essas tão dolorosas infecções urinárias.

As gestantes e as infecção urinária

As infecções urinárias atingem um grande número de gestantes, o período em que esta infecção mais atinge as gestantes é no primeiro trimestre da gravidez, por vezes não se sente sintomas mas a infecção está lá e tem que ser tratada, caso contrario pode gerar complicações graves para as gestantes e para o bebé, causando hipertensão gestacional, anemia, nascimentos prematuros, baixo peso fetal e um aumento de abortamento.

Como tratar infecção urinária na gravidez - As gestantes e as infecção urinária
Imagem: blog.onofre.com.br

Sintomas de infecção urinária na gravidez

Os sintomas são bem claros, existe um aumento de idas ao banheiro, dor ou ardor para urinar, vontade de urinar mesmo com a bexiga vazia, sangue na urina, dor ou sensação de peso na bexiga. Se a infeção tiver alastrado para os rins os sintomas são ainda mais dolorosos, começa a ficar com febre, dor no fundo das costas, enjoos e vômitos, um agravamento do estado em geral. Por isso convém ficar atenta aos primeiros sinais de infeção, a infeção urinária na gravidez é diagnosticada apenas pelo teste da urocultura, aos primeiros sinais marque uma consulta no seu médico.

Quando não exitem sintomas é mais complicado você saber que de facto tem uma infecção urinária, mas para isso exitem os teste de urina que devem ser feitos ás gestantes a cada trimestre, a fim de identificar alguma infecção urinária e iniciar desde logo o tratamento.

Como tratar infecção urinária na gravidez - Sintomas de infecção urinária na gravidez
Imagem: dicasdemulher.com.br

Tratar infecção urinária na gravidez

Para tratar uma infecção urinária na gravidez antes de mais deve ir ao seu médico pois não deve se auto-medicar, exitem muitos medicamentos próprios para a infecção urinária que representam o risco para o seu bebé, os que pertencem à classe das quinolonas e as tetraciclinas podem causar problemas nos ossos e dentes do feto. O médico deve passar algum antibiótico derivado da penicilina, como por exemplo amoxicilina, cafalexina, macrodantina entre outros. Pode complementar o seu tratamento com remédios naturais, o tratamento pode durar entre 7 a 14 dias, é importante durante o tratamento ir muitas vezes ao banheiro e beber aproximadamente dois litros de água.

Como forma de prevenir uma infecção urinária na gestação deve pedir ao seu médico uma medicação preventiva, ingerir muitos líquidos e deve tentar sempre esvaziar ao máximo a bexiga. Depois de defecar, preste atenção ao se limpar, para que as bactérias que estão no ânus não toquem na vagina, limpar sempre na direção da vagina para o ânus e nunca ao contrário, lave com bastante água a sua zona íntima, para que sabonetes fortes não destruam as boas bactérias dessa zona. Use calcinha de algodão e troque diariamente as calcinha e as meias-calças.

Cuide-se bem durante a gestação, não ponha em risco a sua saúde e a do seu bebé, basta ter alguns cuidados e as infecções urinárias não farão parte da sua gravidez.

Como tratar infecção urinária na gravidez - Tratar infecção urinária na gravidez
Imagem: www.girlstuff.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar infecção urinária na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tratar infecção urinária na gravidez

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar infecção urinária na gravidez
Imagem: meuportal.net
Imagem: blog.onofre.com.br
Imagem: dicasdemulher.com.br
Imagem: www.girlstuff.com.br
1 de 4
Como tratar infecção urinária na gravidez

Voltar ao topo da página