Partilhar

Como tratar inicialmente uma queimadura em uma criança

Por Sara Viega. Atualizado: 5 julho 2018

Entende-se por queimadura uma lesão produzida por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radiantes; com dano ou destruição dos tecidos expostos (pele, mucosas e eventualmente tecidos mais profundos), que quando é extensa pode originar danos graves, especialmente em crianças. A seguir, em umComo vamos lhe descrever o tratamento inicial de uma queimadura em uma criança.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como tratar uma queimadura de segundo grau
Passos a seguir:
1

O primeiro passo é a separação do paciente da causa, para limitar o dano, e depois tentar sua neutralização.

2

Nas queimaduras térmicas deve ser tirada a roupa queimada, submergir ou irrigar com água fria e cobrir com compressas frias.

3

O resfriamento da queimadura deve ser realizado nos primeiros 20 minutos para que seja eficiente.

4

A temperatura da água deve ser de 15º C e manter-se durante 20 minutos; com isto consegue-se remover agentes nocivos, aliviar a dor e diminuir o edema.

5

Não deve ser utilizada água gelada, já que produz vasoconstrição e pode aumentar a extensão da queimadura.

6

Deve ser evitada a hipotermia em lesões extensas ou em crianças pequenas.

Sugestão: Como cuidar de queimadura de óleo quente

7

Em queimaduras químicas, dilua irrigando em forma profusa com água e a pressão (não submergir).

8

Em caso de queimadura elétrica, deve ser cortado o fornecimento elétrico e separar a vítima da fonte com um objeto isolante.

9

Em todos os casos devem ser verificados imediatamente os estados cardiorrespiratório e de consciência.

10

Deve ser administrado oxigênio a 100% com máscara-reservatório em caso de suspeita de asfixia ou de intoxicação com CO, ou proceder à intubação endotraqueal precoce diante da presença de respiração ineficiente ou obstrução alta.

11

O paciente deverá ser coberto com lençóis limpos (de preferência estéreis) e descartar lesões associadas por trauma concomitante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar inicialmente uma queimadura em uma criança, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Ainda que realize este tipo de medidas, ligue sempre para a emergência para que continue com o tratamento.
  • Não se esqueça de extinguir o fogo ou cortar a energia para que não tenha mais pessoas afetadas.

Escrever comentário sobre Como tratar inicialmente uma queimadura em uma criança

1 comentário
Ana tembe
Gostei muito das dicas.tenho um bebe de 1 ano e 2 meses queimou na perna com agua quente quando estava lhe dar banho.fuia farmsncia deume uma pomada.paracetamol e amoxiclina o fsrmaucetico.assim ja tem bolhas.posso continuar a tratar a ferida em casa?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! O melhor talvez seja ir com o seu bebê ao médico, só para ficar mais descansada e saber que realmente está tudo bem com ele e que pode continuar a tratar a ferida dessa forma.

Voltar ao topo da página